O CDS-PP vai apoiar a proposta do PSD para que seja constituída uma comissão técnica independente para apurar as causas da tragédia de Pedrogão Grande, enquanto BE e PCP questionam, para já, a necessidade desta iniciativa.

Esta quarta-feira, o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, escreveu aos presidentes de todas as bancadas desafiando-os para, em conferência de líderes, alcançarem um consenso urgente sobre o “modo de constituição e funcionamento” da Comissão Técnica Independente proposta pelos sociais-democratas na terça-feira.

Realçando que ainda não teve oportunidade de responder à carta enviada por Luís Montenegro, o líder parlamentar democrata-cristão, Nuno Magalhães, afirmou à Lusa que o CDS-PP “apoiará qualquer iniciativa com vista à descoberta do que realmente se passou nesta tragédia que chocou o país”.

Menos entusiasta, o Bloco de Esquerda disse não excluir a possibilidade de constituição desta comissão, mas considerou que “é cedo para decidir da sua necessidade“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nós compreendemos as dificuldades do PSD em perceber o que se está a passar, o PSD ainda não apresentou nenhuma proposta sobre as florestas”, criticou o deputado bloquista Carlos Matias, em declarações aos jornalistas no parlamento.

Para o BE, “este é o momento do combate, de partilhar a dor com quem está a sofrer”, considerando que a “a análise política e o inquérito das circunstâncias” podem ficar para mais tarde.

Vamos reunir o máximo de informação e, no final, se verá se é necessário ou não recorrer a outra solução, para já esse é um assunto em aberto”, afirmou o deputado do BE, partido que, na terça-feira, à Renascença, não excluiu a hipótese de criação de uma comissão de inquérito sobre o assunto.

Pelo PCP, o deputado João Ramos defendeu que a prioridade, no setor das florestas, “é concretizar”, considerando que “mais comissões, mais grupos de trabalho não é o prioritário“.

Questionado se não considera serem necessárias respostas no caso dos incêndios que deflagraram no passado fim de semana na zona Centro do país, o deputado comunista respondeu afirmativamente.

Eu não disse que não era preciso investigar, o que disse é que era preciso concretizar, o que for necessário apurar que se apure”, afirmou, remetendo um sentido de voto sobre a iniciativa do PSD em função de “uma proposta em concreto”.

O PSD propôs na terça-feira a constituição de uma Comissão Técnica Independente para apurar eventuais responsabilidades, cuja forma de constituição de funcionamento deverá ser discutida na próxima conferência de líderes.

O líder da bancada do PS, Carlos César, já disse hoje à agência Lusa que os socialistas estão disponíveis para viabilizar esta iniciativa.