O gabinete do primeiro-ministro emitiu esta tarde um comunicado para justificar o período de férias de António Costa. “O primeiro-ministro encontra-se no gozo de uma semana de férias”, explica o comunicado que garante que Costa “está sempre contactável e disponível em caso de necessidade”.

O assunto das férias de António Costa foi motivo de atenção esta segunda-feira, por acontecer num período em que o Governo lida com duas situações graves: o incêndio de Pedrógão Grande, e respetivos esclarecimentos, e também o caso do roubo de material militar da base de Tancos. A questão das férias de Costa foi levantada pelo jornal i, mas foi também referida pela líder do CDS, Assunção Cristas, depois da reunião desta segunda-feira com o Presidente da República. A propósito dos dois casos, a líder democrata-cristã pediu que Costa regressasse da semana que está a passar em Palma de Maiorca para demitir os ministros implicados em cada uma das situações.

Assunção Cristas pede demissão dos ministros da Defesa e Administração Interna: “Sr. primeiro-ministro, volte e demita-os”

Também o Presidente da República confirmou, entretanto, as férias de Costa, garantindo que está a tratar de tudo o que precisa com o substituto do primeiro-ministro, o número dois do Governo, o ministro dos Negócios Estrangeiros. Marcelo explicou: “Tudo o que tenho a tratar, tenho tratado com o substituto do primeiro-ministro, o ministro dos Negócios Estrangeiros”.

A questão fez com que o gabinete do primeiro-ministro fizesse saber que “tendo em consideração o período de verão, organizou e planificou em tempo o período de férias do primeiro-ministro, bem como dos restantes membros do Governo, de forma a garantir as necessárias substituições para assegurar o normal funcionamento do Governo”. Assim, adianta ainda o comunicado, “o Primeiro-ministro encontra-se no gozo de uma semana de férias, sendo substituído na sua ausência, nos termos do artigo 7º da Lei Orgânica do XXI Governo, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros. O Primeiro-ministro está sempre contactável e disponível em caso de necessidade”, conclui o texto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR