Se, pelo contrário, tem algum problema com caranguejos, prepare-se! Entre Novembro e Dezembro, a ilha fica coberta de caranguejos vermelhos migradores. É um fenómeno impressionante que move os cerca de 50 milhões de caranguejos que vivem na ilha e já foi considerado como uma das 10 maravilhas naturais do planeta.

O chamamento da Natureza é forte e a humidade é o gatilho. Não há Internet ou telemóvel, mas apenas o clima húmido das monções que toma de assalto a região nesta altura do ano. Mal chega a humidade, os caranguejos de Christmas põem-se em marcha desde as florestas tropicais do centro da ilha até ao litoral, numa verdadeira epopeia. Ao longo dos oito ou nove quilómetros que demoram cerca de duas semanas a percorrer, irão deparar-se com todo o tipo de obstáculos, muitos deles fatais.

Primeiro avançam os machos, que chegam ao destino e tratam imediatamente de construir um ninho de amor. Sim, deixemo-nos de rodeios, o objetivo desta viagem épica é o acasalamento. As fêmeas chegam mesmo a tempo de ver se o trabalho foi bem feito e o ritual começa imediatamente. Não dura mais do que meia hora e termina com a partida do macho.

Uma vez mais, é a natureza que marca o ritmo da vida. Com a mudança de lua, a fêmea deixa o abrigo em direção ao mar. Numa dança frenética, deposita na água os mais de cem mil ovos que traz na sua bolsa abdominal. Depois, dá meia volta e é altura de regressar à floresta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não pense nisso, esqueça já o festival gastronómico de caranguejo que começou a ganhar contornos em qualquer recanto da sua mente. A população local protege os seus milhões de caranguejos e a ilha pára neste período. Os carros abrandam e os locais utilizam ancinhos para ajudar os caranguejos a retomarem o caminho.

Estranhos, estes caranguejos migradores? Há coisas mesmo estranhas na natureza!

[jwplatform nVIt6Rcv]