Logo Observador
Lifestyle

A maratona dos 50 milhões… de caranguejos

Se tem viagem marcada para a Austrália no fim do ano, mais precisamente para a Ilha Christmas, esperamos que não tenha nada contra crustáceos.

Migração dos caranguejos vermelhos no Parque Nacional Australiano da ilha Christmas

Max Orchard, Parks Australia

Se, pelo contrário, tem algum problema com caranguejos, prepare-se! Entre Novembro e Dezembro, a ilha fica coberta de caranguejos vermelhos migradores. É um fenómeno impressionante que move os cerca de 50 milhões de caranguejos que vivem na ilha e já foi considerado como uma das 10 maravilhas naturais do planeta.

O chamamento da Natureza é forte e a humidade é o gatilho. Não há Internet ou telemóvel, mas apenas o clima húmido das monções que toma de assalto a região nesta altura do ano. Mal chega a humidade, os caranguejos de Christmas põem-se em marcha desde as florestas tropicais do centro da ilha até ao litoral, numa verdadeira epopeia. Ao longo dos oito ou nove quilómetros que demoram cerca de duas semanas a percorrer, irão deparar-se com todo o tipo de obstáculos, muitos deles fatais.

Primeiro avançam os machos, que chegam ao destino e tratam imediatamente de construir um ninho de amor. Sim, deixemo-nos de rodeios, o objetivo desta viagem épica é o acasalamento. As fêmeas chegam mesmo a tempo de ver se o trabalho foi bem feito e o ritual começa imediatamente. Não dura mais do que meia hora e termina com a partida do macho.

Uma vez mais, é a natureza que marca o ritmo da vida. Com a mudança de lua, a fêmea deixa o abrigo em direção ao mar. Numa dança frenética, deposita na água os mais de cem mil ovos que traz na sua bolsa abdominal. Depois, dá meia volta e é altura de regressar à floresta.

Não pense nisso, esqueça já o festival gastronómico de caranguejo que começou a ganhar contornos em qualquer recanto da sua mente. A população local protege os seus milhões de caranguejos e a ilha pára neste período. Os carros abrandam e os locais utilizam ancinhos para ajudar os caranguejos a retomarem o caminho.

Estranhos, estes caranguejos migradores? Há coisas mesmo estranhas na natureza!

Conteúdo produzido pelo OBS Lab. Para saber mais, clique aqui.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: obslab@observador.pt