Barrigas de Aluguer

Primeiro pedido para gestação de substituição. Avó pode dar luz a criança

O primeiro pedido completo para gestação de substituição veio de um casal em que a mãe "substituta" será a futura avó da criança que nascer, conta o Expresso.

Getty Images

O primeiro pedido de gestação por substituição a chegar com toda a documentação preenchida foi apresentado por casal que propões como mãe substituta a avó da futura criança. O caso é relatado no jornal Expresso que conta a história de uma mulher de 30 anos que está fisicamente impossibilitada de conceber uma criança porque ficou sem útero depois de ter sofrido vários tratamentos e cirurgias para lidar com uma doença.

A candidata a receber a gestação é a mãe da própria mulher do casal que tem 49 anos de idade, ou seja, está muito próxima do limite de 50 anos, a partir do qual não devem ser aceites tratamentos de fertilidade, segundo a deliberação do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida para a Gestação de Substituição. São os membros deste órgão que vão decidir se aceitam este pedido.

Apesar de ter 49 anos, a mãe da candidata à mãe, é saudável e teve dois partos normais e justifica a sua disponibilidade para acolher a gravidez por amor à filha. As regras da gestação por substituição impedem que a disponibilidade seja avançada em troca de dinheiro, como nas chamadas barrigas de aluguer, o que limita as potenciais candidatas a pessoas próximas dos casais que quererem recorrer a esta solução.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Barrigas de Aluguer

Cheira a negócio

Laurinda Alves
7.820

Eu, mulher e mãe, sentiria tanta repugnância em gerar um filho que não fosse meu como em desembaraçar-me dele no fim. Tudo isto é anti-natural. Tudo é artificial e, desculpem lá, tudo cheira a negócio

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site