Ísafjörður é uma cidade no noroeste da Islândia com apenas 4 mil habitantes e com um problema de excesso de velocidade rodoviária nas suas ruas. Para obrigar os veículos a andar mais devagar pintou uma “passadeira 3D”. A passadeira cria uma ilusão ótica que faz os condutores travarem ao aproximarem-se.

A ideia foi inspirada numa aplicação semelhante em Nova Deli, na Índia. Quem a levou para a pequena cidade islandesa, segundo reporta a Iceland Magazine, foi responsável ambiental do concelho de Ísafjörður, Ralf Trylla. O também habitante do município pensou na ideia para resolver o problema de o limite de 30km em ruas mais estreitas ser demasiado elevado.

https://www.facebook.com/gustiphotography/photos/pcb.1663345510405548/1663344010405698/?type=3&theater

Trylla apenas precisou de duas semanas para ter a autorização do departamento dos transportes e da polícia e avançar com a passadeira 3D. Em declarações ao El País, Gautur Ivar Halldorsson, responsável pela Vegamálun GÍH, que ficou responsável por pintar a passadeira, afirma que “graças a tanta gente falar desta passadeira começou-se a falar sobre os limites de velocidade na Islândia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sobre se é perigosa para os carros, à mesma publicação, Halldorsson afirmou: “o efeito ótico apenas funciona de um certo ângulo e durante uns segundos”, levando os condutores a travarem suavemente e não abruptamente evitando acidentes.

5 fotos

A mesma ideia já foi usada noutros países como a Rússia, China ou EUA. Estes efeitos 3D na estrada de objetos têm-se mostrado uma medida eficaz para reduzir a velocidade rodoviária.