O grupo Global Media anunciou esta segunda-feira que os acionistas da empresa que detém, entre outros títulos, Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF, chegaram a acordo com o empresário macaense Kevin Ho, através da KNJ Investment, que passará a deter, com o investimento de 15 milhões, 30% do capital social. Ho assumirá ainda o cargo de vice-chairman do grupo.

Em comunicado, a empresa informou que “o capital investido no grupo vai ser utilizado, fundamentalmente, em projetos destinados a reforçar a liderança do grupo no digital e à sua internacionalização, especialmente nas geografias onde se fala português e junto das nossas comunidades no estrangeiro“.

No mesmo texto, o grupo Global Media anunciou ainda que os empresários António Mosquito, angolano, e Luís Montez, português, transmitiram as respetivas participações a José Pedro Soeiro, 47 anos, também português, descrito como “empresário e gestor com participação em empresas portuguesas, angolanas e do Reino Unido”.

De acordo com o Diário de Notícias, José Pedro Soeiro, sócio da Consultora Deloitte até 2006, terá iniciado a carreira na área da consultoria, especializando-se depois na criação e reestruturação de empresas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assim, a composição acionista da Global Media passa a ser a seguinte: KNJ 30%, José Pedro Soeiro 30%, Joaquim Oliveira 20%, e o BCP e Novo Banco ambos com 10% cada.

“A estrutura acionista resultante destas operações facilitará os objetivos do grupo, num momento de grandes transformações no setor e de dificuldades no mercado doméstico”, prossegue o comunicado.

“Nenhum acionista deterá o controlo do grupo”, garante a Global Media, acrescentando que na administração executiva vão continuar Victor Ribeiro [presidente executivo], José Carlos Lourenço e Maria Teresa da Graça e entrará um administrador indicado pelo novo investidor, o jornalista Paulo Rego”.

Daniel Proença de Carvalho (chairman), Kevin Ho (vice-chairman), Philip Manuel Eusébio Yip, Rolando Oliveira, Jorge Carreira e José Pedro Soeiro serão administradores não executivos.

O grupo de media, que é acionista da Lusa, encontrava-se há mais de um ano em negociações com a empresa macaense KNJ Investment Limited para a sua entrada no capital da empresa.