Uma família natural do concelho de Nelas decidiu investir cerca de dois milhões de euros numa adega “ambientalmente eficiente”, onde poderão encontrar-se “vinhos tipicamente do Dão”, feitos “numa perspetiva mais moderna”, disse Lígia Santos, da Caminhos Cruzados.

“Este é um projeto familiar, que nasceu à mesa de casa e da grande vontade que tínhamos enquanto família de criar um projeto profissional em Nelas. O investimento na nova adega foi de cerca de dois milhões de euros”, revelou.

A inauguração da adega da Caminhos Cruzados, em Nelas, está agendada para segunda-feira, dia em que vai ser também possível provar em primeira mão o vinho tinto topo de gama da marca, o Teixuga, que ainda não saiu para o mercado.

Em declarações à agência Lusa, a responsável da Caminhos Cruzados, Lígia Santos, explicou que esta adega surge em Nelas fruto de “uma vontade da família investir num projeto profissional” onde têm raízes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É aqui que temos as nossas raízes, a nossa família e a nossa história”, acrescentou.

De acordo com a responsável, nesta nova adega encontram-se condições para criar grandes vinhos.

“Não só temos ótimas condições de vinificação e de estágio, como temos uma sala de provas fantástica que nos permite receber a visita de clientes e mostrar-lhes um pouco mais do nosso dia-a-dia”, informou.

Concebida pelo arquiteto Nuno Pinto Cardoso, esta adega tinha, entre várias preocupações, “a preocupação de ser ambientalmente eficiente”.

“É, por isso, construída em betão armado, que é um material térmico de grande capacidade de retenção de temperatura, o que faz com que absorva nas suas paredes a temperatura exterior, libertando-a lentamente para o interior, evitando gastos com energia. Também temos ao longo de todo o edifício luz natural através de janelas e claraboias, bem como circulação natural de ar em todo o espaço e ainda sistemas de aproveitamento de água da chuva”, referiu.

Quanto aos vinhos, Lígia Santos informou que aqui serão encontrados vinhos tipicamente do Dão e que são “feitos a partir de uma perspetiva mais moderna”.

“São vinhos feitos a partir das melhores castas da região, vinhos muito elegantes e com grande potencial de guarda”, concluiu.