Escolas

Escolas cortam no aquecimento para conseguir pagar contas

1.708

Diretores da escola queixam-se que o Governo ainda não transferiu as verbas orçamentais de 2017 e que há instituições que não podem ligar o aquecimento porque ficam sem dinheiro para outras despesas.

Diretores admitem que há muitas escolas do interior do país estão a passar por grandes dificuldades

MARIO CRUZ/LUSA

As escolas estão a cortar no aquecimento para conseguir pagar contas, porque o Governo ainda não transferiu as verbas orçamentais de 2017, avança a edição desta quarta-feira do Diário de Notícias. Os diretores afirmam que as contas de eletricidade não deixam margem para fazer face a outras despesas, como o material necessário para as aulas.

Manuel António Pereira, diretor do agrupamento de escolas de Cinfães e presidente da Associação Nacional de Diretores Escolares, falou ao Diário de Notícias das “gravíssimas limitações financeiras” que as escolas estão a passar, admitindo que muitas escolas do interior do país estão a passar por grandes dificuldades.

Filinto Lima, diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, em Vila Nova de Gaia, e presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, também tem conhecimento de escolas que não ligam o aquecimento por causa dos custos. “Se tivessem os aquecedores ligados, o dinheiro não chegaria e muitas assumem que não os podem ligar”, conta.

Ao Diário de Notícias, o Ministério da Educação explicou que a distribuição do orçamento começa no arranque de cada ano económico e que as escolas estão em processo de submissão da proposta de orçamento. “No caso de a análise ser favorável é autorizada a correspondente requisição de verbas.”

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site