Os tempos de espera por consultas da especialidade em algumas unidades do Serviço Nacional de Saúde chegam a ultrapassar os quatro anos. Dados avançados ao Correio da Manhã pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM) mostram que grande parte dos hospitais tem grandes dificuldades para cumprir os tempos máximos de resposta previstos para uma primeira consulta.

De acordo com um levantamento feito pelo SIM, há especialidades nas quais mais de metade dos hospitais têm um tempo de espera superior ao prazo máximo definido por lei para uma consulta normal que é de 120 dias. Para o sindicato, os números dão força a uma reivindicação antiga dos médicos que pedem a redução dos horários de urgência. Segundo o SIM, os atrasos nas consultas de especialidade são uma consequência de cerca de metade do horário normal de trabalho, 18 em 40 horas, estar dedicado ao serviço das urgências.

As maiores demoras, com tempos médios de espera acima dos 1000 dias, verificam-se em unidades do interior norte, mas também do centro Litoral. Urologia no Hospital S. Pedro, em Vila Real, chega a ter um tempo de espera de 1600 dias (mais de quatro anos). Para uma consulta de Oftalmologia no Hospital de Chaves pode ter de esperar 1038 dias, enquanto que no Hospital de Nossa Senhora da Assunção em Seia, a demora para uma consulta normal é de 1015 dias.

O Hospital de Santo André em Leiria aparece como o mais demorado nas consultas de Otorrinolaringologia, com 1021 dias de espera, e de neurocirurgia, com 1223 dias.

Segundo a lista divulgada pelo Correio da Manhã, há ainda casos em que uma consulta classificada como muito prioritária (o prazo recomendado neste casos é de 30 dias) pode demorar mais tempo — 810 dias — do que uma consulta apenas prioritária — 786 dias. São os prazos médios registados no Hospital Distrital das Caldas da Rainha para a especialidade de Oftalmologia. Uma consulta normal pode demorar 832 dias.

Os maiores atrasos verificam-se também em hospitais do Algarve, sobretudo no Hospital de Faro, ou até em grandes unidades de Lisboa e Porto. O Amadora Sintra com prazos de 356 dias para uma consulta normal de Ortopedia de 432 dias para a especialidade de Neurologia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR