A empresa sueca IKEA acaba de anunciar que o seu fundador e proprietário, Ingvar Kamprad, morreu hoje, aos 91, na sua casa em Småland.
The founder of IKEA and one of the greatest entrepreneurs of the 20th century, Ingvar Kamprad, has passed away at the age of 91. pic.twitter.com/DxyALH1LQ9
— IKEA Today (@IKEAtoday) January 28, 2018
A gigante marca de mobiliário começou no jardim da casa de Kamprad (que teria 17 anos, na altura), num pequeno anexo onde apenas se podia comprar relógios e cartões de Natal, mas cresceu rapidamente, tendo-se tornado famosa pela forma compacta e simplificada como vendia moveis e artigos de decoração.
Kamprad, que chegou a ser um dos homens mais ricos da Europa, mudou-se para a Suíça em 1970, de forma a evitar os elevados impostos suecos. Em 2013, porém, “regressou a casa” depois da morte da mulher, Margareta.
Em 1986, Ingvar abandona o seu papel de CEO da IKEA, mas mantém-se no conselho de direção de outra empresa do grupo — a Inter IKEA Group — por mais 27 anos. Atualmente, o seu papel enquanto líder máximo da popular marca de mobiliário é ocupado por Mathias, o seu filho mais novo.
Bilionário fundador do Ikea compra roupa em segunda mão para poupar dinheiro
Segundo os resultados mais recentes, a marca “IKEA” fatura, em média, 50 mil milhões de euros anualmente
Curiosamente, a palavra “IKEA” é um acrónimo que junta as suas inicias (o “I” e o “K”) com as da quinta de família (chamava-se Elmtaryd, daí o “E”) e as da vila mais próxima da sua casa, Agunnaryd (o “A” final).