Explicador

O que precisa de saber sobre a privacidade no Facebook

Julho 201415 Julho 2014
Diogo Queiroz de AndradePedro Esteves

Qual é a mais nova polémica do Facebook?

Pergunta 1 de 10

Foi este mês revelado que em 2012 o Facebook realizou de forma secreta um estudo de grandes dimensões. Foram envolvidos, sem saber, 689 mil utilizadores. E o objetivo era perceber de que modo aquilo que é apresentado no mural individual influencia o estado de espírito de cada um.

A alguns utilizadores foram mostrados, de forma deliberada, posts conotados com emoções negativas (sobre amigos deprimidos, problemas mundanos como o mau tempo, notícias tristes, etc.); outros receberam o contrário, informações essencialmente positivas. E a verdade é que os resultados demonstram que o feed do Facebook — ou seja, as informações digitais a que acedemos — ajuda a determinar o estado de espírito dos utilizadores. Porque os que receberam mensagens negativas tinham tendência acima da média para postar também mensagens negativas e vice-versa para os que receberam mensagens positivas.

O trabalho foi conhecido agora porque foi publicado pelos académicos que estudaram os seus resultados. Esta publicação provocou um imenso coro de críticas — a grande maioria delas ocorrida no próprio Facebook, o que não deixa de ser irónico…

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site