A agência de notação financeira Standard & Poor’s melhorou hoje de negativo para estável a perspetiva que sobre o ‘rating’ de quatro bancos portugueses – Caixa Geral de Depósitos, BPI, BES e Santander Totta -, mas manteve a perspetiva negativa que já tinha sobre a dívida do BCP.

A decisão da agência de ‘rating’ norte-americana surge pouco menos de duas semanas depois de tomar a mesma decisão mas em relação à notação de crédito de Portugal.

A agência relembra que na altura decidiu melhorar a perspetiva sobre o ‘rating’ da dívida de longo prazo portuguesa citando desenvolvimentos melhores que o esperado tanto na vertente económica, como nos dados orçamentais, assim como o cumprimento das metas traçadas pela ‘troika’.

Sobre os bancos, a Standard & Poor’s diz que o perfil de financiamento dos bancos também continua a melhorar, graças à menor contração do crédito e da estabilidade nos depósitos do setor privado, e também que o aumento da confiança dos investidores em Portugal está a ajudar os bancos no seu acesso ao mercado de capitais, e assim a reduzir os seus custos de financiamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR