Estávamos a 21 de maio de 2013 e o Daily Cristina era inaugurado. Em apenas 20 minutos, a página de Facebook do blogue atingiu os 7 mil fãs e o site ficou paralisado com tantos acessos. Ao fim de um ano, o sucesso mede-se pelos 500 mil visitantes mensais e 3 milhões de visualizações – números acima de algumas marcas de grande notoriedade em Portugal. No Facebook, o blogue da apresentadora da TVI conta mais de 227 mil fãs.
“O Daily Cristina acrescentou-me enquanto profissional e pessoa. Ofereceu-me amigos para a vida. É um projeto sério e que está apenas no início”, afirmou Cristina Ferreira ao Observador.
“A ideia surgiu num almoço”, conta Inês Mendes da Silva, coordenadora do blogue. “A Cristina manifestou o desejo de ter um projeto novo, que viesse do digital onde a sua comunidade crescia cada vez mais”. Nessa altura, a página de Facebook de Cristina, enquanto figura pública, somava um número redondo de 800 mil seguidores (hoje tem mais de 1,1 milhões). Até então, afiança Inês Mendes da Silva, não existia nenhuma suposta celebridade portuguesa com um blogue este tipo: “Olhando para trás, foi uma aposta feliz”.
O Daily Cristina vai além do que habitualmente se faz online. As produções fotográficas são uma constante, onde Cristina aparece sedutora, divertida, desportiva, gulosa… mas sempre com roupa escolhida a dedo, que fazem da página uma aposta segura no universo da marcas. “Só entram marcas e produtos que a Cristina consuma, ou então, novos aos quais se renda”, explica a coordenadora que assegura que o conteúdo comercial é feito em ambiente próprio e não enquanto anúncio. “O produto tem de ser bem enquadrado no seu estilo de vida e no ambiente do blogue”.
Desengane-se quem pense que o projeto em causa é de fácil conceção. Por detrás do sucesso, está uma verdadeira máquina, um conjunto de pessoas que atua nas áreas de gestão digital, comercial, marketing e conteúdos, à qual se junta a edição de imagem, fotografia, stylists, maquilhadores e cabeleireiros. “Antes de arrancar, a premissa era fazer um blogue bem feito”. A fotografia, por exemplo, está a cargo de Isabel Saldanha, mas há espaço para novos talentos, como Rui Valido, Gonçalo Claro ou Paula Farraia.
Qual o segredo que ajude a justificar os 500 mil leitores mensais? “É um projeto de autor. A Cristina é a autora e, embora tenha uma vasta equipa que a acompanha, a maior parte das ideias são suas e todos os textos escritos pela própria. O público entende a linguagem e sabe que quem fala com ele é a sua Cristina”.