Já lá vão oito dias desde que Gwyneth Paltrow se apresentou pela primeira vez no tribunal de Park City, no estado norte-americano do Utah, onde está a decorrer o julgamento sobre o acidente que aconteceu numa estância de esqui em 2016. Entre as questões caricatas da advogada do queixoso e o guarda-roupa com que a estrela se tem apresentado — é billionaire chic, para o The Gaurdian; é o lançamento de um novo subgénero, que deverá passar a ser conhecido como courtcore, acredita o The New York Times —, reunimos neste artigo 5 pontos principais.

Atriz Gwyneth Paltrow em julgamento por colisão de ski com idoso em 2016

O julgamento em que a atriz é acusada de ter abalroado um homem numa estância de esqui em 2016 está a ser transmitido na televisão norte-americana, tal como aconteceu com o muito mediático caso Depp vs. Heard. O queixoso é Terry Sanderson, optometrista reformado de 76 anos, que pede 300 mil dólares (cerca de 278 mil euros) de indemnização por ter alegadamente partido várias costelas e sofrido danos cerebrais que lhe alteraram a personalidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Começou por pedir 3.1 milhões de dólares (2.9 milhões de euros) em 2019, mas acabou por abandonar algumas das acusações, baixando o valor. Paltrow acusa-o de tentativa de extorsão e está a contra-processá-lo por 1 dólar simbólico, alegando que foi ele quem chocou contra ela, e não o contrário.

Depp versus Heard. Ainda sem veredicto, júri tira dúvida à juíza no segundo dia de deliberações

A atriz pensou que estaria a ser vítima de “algo perverso”

Recordando o momento do acidente, a atriz depôs que estava na “pista verde” quando um outro esquiador lhe bateu por trás. “Dois esquis entraram entre os meus, forçando as minhas pernas a separarem-se”, descreveu. “E depois, estava um corpo a pressionar contra o meu e ouvi um grunhido muito estranho. O meu cérebro estava a tentar perceber o que estava a acontecer. Pensei ‘isto é uma piada? Alguém está a tentar fazer algo perverso? Isto é muito, muito estranho.'”

A atriz descreve ainda a interação que teve com Sanderson logo após o embate. “Disse-lhe: ‘você esquiou diretamente contra as minhas costas’, e ele respondeu ‘desculpe, desculpe.'”

De facto, o queixoso concordou, durante o seu depoimento, que proferiu um pedido de desculpa a quem esbarrou nele, e relatou que estava a esquiar quando ouviu um “grito de gelar o sangue”, mesmo antes de ser atingido. Craig Ramon, um amigo seu, testemunhou que Sanderson foi abalroado por Paltrow, descrevendo em tribunal aquilo que alegadamente viu naquele dia. “Os esquis dele separaram-se e ele caiu de cara”, declarou, acrescentando que Gwyneth “caiu em cima dele”.

50 anos de Gwyneth Paltrow. O cinema, o casamento com Chris Martin e o novo capítulo com a Goop

“Sou famoso”, escreveu o queixoso no Facebook depois do acidente

Depois do choque, Sanderson foi levado para as emergências da estância de esqui e foi enquanto estava a ser examinado que um dos seus amigos lhe disse que a atriz era a outra pessoa envolvida no acidente. Kristin VanOrman, a advogada do queixoso, questionou: “Achou que era fixe colidir com uma celebridade?” “Absolutamente não”, respondeu ele, garantindo que “não venera celebridades”.

No entanto, depois da colisão com Paltrow, Sanderson publicou no Facebook uma mensagem onde escreveu “sou famoso”. “Não postou ‘magoei-me'”, acusou Steve Owens, advogado da atriz, que mostrou ainda uma troca de emails do queixoso com uma filha onde esta escreve “não acredito que isto está tudo na GoPro”, sinalizando que o incidente teria sido filmado. Sanderson nega a existência de qualquer vídeo.

A advogada do queixoso é fã da atriz?

Uma das situações mais caricatas do julgamento está relacionada com o aparente fascínio da advogada da acusação pela atriz. No vídeo abaixo, partilhado no Twitter por Amee Vanderpool, segue uma pequena compilação de alguns dos comentários inusitados. “Este testemunho de Gwyneth Paltrow parece uma sátira do “Saturday Night Live”, escreve.

Aos 8 segundos, VanOrman diz a Paltrow: “Provavelmente tinha uma melhor roupa de esqui [que os outros esquiadores], aposto!”

“Posso perguntar quanto mede?”, pergunta aos 14 segundos. “Perto de 1,78 centímetros, mas acho que estou a encolher”, responde a atriz. “Tenho tanta inveja. Eu tenho de usar saltos de 10 centímetros só para chegar aos 1,55 centímetros [de altura]”, responde, enquanto aponta para os sapatos. “São muito giros”, comenta Paltrow.

“É pequena, mas poderosa. Na verdade, não é assim tão pequena”, diz aos 41 segundos.

No último clipe, aos 45 segundos, graceja: “Estou a assumir — e recordo-a que está sob juramento — que é boa a dar gorjetas”. “Sim”, concorda Gwyneth. “Fantástico! Não esperava menos.”

Queixoso alega que sofreu lesões cerebrais. Defesa diz que são anteriores ao acidente

“Ele fazia muitas coisas todos os dias, grupos de encontros, esqui, provas de vinhos, voluntariado em várias organizações e por aí em diante”, disse em tribunal o neurorradiologista Dr. Wendell Gibby. “Mas, depois do acidente, deteriorou-se abruptamente.”

Segundo o especialista, que foi chamado pela equipa de acusação, a personalidade de Sanderson alterou-se depois da queda, bem como as suas interações com os seus filhos e netos. “Numa ocasião que está registada, ele descreve ter de chamar a polícia para o ir buscar porque perdeu o carro durante uma caminhada”, relatou ainda o especialista.

Já Sanderson alegou que, por culpa do acidente, deixou de dançar e que começou a perder a “memória visual”, esquecendo-se dos sítios para onde ia e precisando de usar mapas para chegar aos sítios que sempre conheceu.

A situação tê-lo-á também levado a terminar a relação com a namorada. “Eu sabia que ela não ia aguentar isto. Não ia aguentar que eu não fosse a mesma pessoa no decorrer da relação”, declarou, comovido. Não sabe se “vai voltar ao normal”, desabafou ainda, acrescentando que a ex tem agora um novo companheiro.

Em resposta, a equipa de defesa de Paltrow apresentou as radiografias feitas ao cérebro de Sanderson ao neurologista Dr. Carl Black, que declarou que as imagens de antes e depois do acidente não apresentavam quaisquer evidências de “traumatismo craniano pós-traumático”. O especialista disse ainda que as “anomalias” presentes remontam a 2009, contrariando a acusação.

Um segundo neurologista disse em tribunal que Sanderson poderia sofrer de demência. “Se sofreu uma concussão, foi muito leve”, afirmou, explicando que os sintomas apontados por Sanderson poderiam existir em resultado de deterioração cerebral relacionada com a idade.

O “dólar simbólico” e a questão sobre Taylor Swift

Em mais um momento caricato protagonizado por Kristin VanOrman, a advogada do queixoso pergunta a Paltrow: “É boa amiga de Taylor Swift?” “Não”, responde Paltrow, acrescentando: “Não diria que somos boas amigas. Temos uma relação amigável. Levei os meus filhos a um concerto dela, mas não falamos muito.”

A questão estava relacionada com um caso de 2017, em que Swift processou o DJ de uma estação de rádio por 1 dólar e venceu o caso. Paltrow declarou que não estava ciente desse processo até recentemente.

Esse dólar tinha sido precisamente o que Kristin VanOrman resolveu segurar à frente de todos no início do julgamento. A atriz descreveu-o como um “dólar simbólico” e a advogada de Sanderson acusou-a de não estar a ser inteiramente sincera: “Também está a pedir as despesas dos seus advogados, que podem ser bastante substanciais. Não é verdade?”

“Estou a pedir 1 dólar para mim e o reembolso dos salários do meu advogado, que é uma coisa separada”, respondeu a atriz.

[Já saiu: pode ouvir aqui o terceiro episódio da série em podcast “O Sargento na Cela 7”. E ouça aqui o primeiro episódio e aqui o segundo episódio. É a história de António Lobato, o português que mais tempo esteve preso na guerra em África.]