O futebol “não é só um desporto de homens”. Verdade seja dita. E a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) disse-o, ou antes, escreveu-o esta quinta-feira no seu site oficial para apresentar João do Mar e Beatriz do Castelo. Quem? As duas mascotes, uma feminina e outra masculina, que vão acompanhar a seleção nacional ao Mundial do Brasil.

As figuras não escondem a origem portuguesa. João pinta-se de verde, Beatriz de vermelho. Juntos fazem as cores da bandeira portuguesa. No peito de um e de outro está o símbolo das quinas. A fazer-lhes companhia está uma coisa – a bola de futebol.

E há mais significados escondidos. “No topo da cabeça, a ambição da vitória e da conquista lusitana — daí as ondas na cabeça do rapaz (remetendo para as descobertas marítimas) e os castelos na cabeça da menina (remetendo para as conquistas)”, explicou a FPF.

As figuras foram desenhadas por Nuno Duarte Martins e Pedro Mota Teixeira, professores do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Em 2005, ambos criaram também a mascote do Oceanário de Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O hino oficial

https://www.youtube.com/watch?v=a-RnMcufElM#t=171

A FPF não divulgou o nome mas também apresentou o hino oficial da seleção para o campeonato do mundo (e o respetivo videoclip).

A canção é interpretada por Kika, de 17 anos, e produzida por RedOne, compositor que, nos últimos três anos, trabalhou com nomes como Lady Gaga, Jennifer Lopez, Usher e Enrique Iglésias.