A imagem de um grafiti no muro de uma casa da Praia da Luz, no Algarve, a chamar “estúpida” à polícia britânica, já chegou aos jornais ingleses. “Buscas por Madeleine McCann: polícia britânica ‘estúpida’ alvo de críticas dos portugueses” é o título da peça publicada esta quarta-feira, no mesmo dia em que as autoridades recomeçaram as buscas pela menina inglesa desaparecida há sete anos.
Segundo o jornal britânico Telegraph, a investigação ao desaparecimento de Maddie está a provocar críticas no seio da comunidade local. Além do grafíti que chama a polícia britânica de “estúpida”, durante a noite também foi feito um outro que acusa os pais da criança, Kate e Gerry, pelo envolvimento no desaparecimento.
Cães pisteiros estão a ser usados naquela que é a segunda fase das buscas que visam esclarecer as circunstâncias do desaparecimento de Maddie, deixada com os irmãos num quarto do “Ocean’s Club”. Faltavam poucos dias para completar quatro anos.
O investigador britanico, Chris Sutton, acredita que é possível encontrar algo. “Lembro-me de um caso em que encontrámos uma mulher sete anos depois de ter sido enterrada” graças aos cães, aos geo-radares. Os locais escolhidos, explica, foram primeiro escolhidos através de fotografias da aéreas. “Acredito que há qualquer coisa e é por isso que os polícias estão aqui”.