Uma explosão num mercado de venda de armas em Al-Mayadeen, cidade síria próxima da fronteira com o Iraque, provocou pelo menos 30 mortos, revelou hoje a televisão estatal síria. “Uma potente explosão sacudiu um mercado de venda de armas a terroristas em Al-Mayadeen. Trinta terroristas morreram e dezenas sofreram ferimentos”, indicou o canal, em referência aos combatentes em confronto com o regime de Bachar al-Assad.

Al-Mayadeen, cidade situada a 80 quilómetros do Iraque, está sob controlo dos rebeldes islamitas e do braço sírio da Al Quaeda, a Frente Nosra. Esta coligação rebelde está em conflito contra o regime de Assad, mas também contra os islamitas no Estado islâmico do Iraque e o Levante (EIIL), grupo jihadista radical que opera na Síria e no Iraque.

Contactado pela France Presse, um responsável rebelde afirmou que a explosão em Al-Mayadeen foi um atentado, utilizando uma viatura, “perpetrado pela EIIL” e que provocou a morte de pelo menos 15 civis. O EIIL, que aspira a criar um emirado islâmico entre Iraque e Síria, tomou vários setores do norte do Iraque no início da semana.

O grupo está a aumentar os ataques contra os rebeldes e a Frente Al-Nosra, especialmente no leste da Síria, na província petrolífera de Deir Ezzor, onde mais de 600 pessoas morreram desde o final de abril.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR