Because I’m happy
Clap along if you feel like a room without a roof
Because I’m happy
Clap along if you feel like happiness is the truth
Because I’m happy
Clap along if you know what happiness is to you
Because I’m happy
Clap along if you feel like that’s what you wanna doPharrell Williams
Como ser feliz? É a pergunta para a qual Matt Avery garante ter as respostas. Não bastasse ser life coach, o que podemos entender como alguém que sabe aproveitar bem a vida, é o autor do livro Secrets of Happy People: 50 Techniques to Feel Good [Segredos de pessoas felizes: 50 técnicas para nos sentirmos bem]. Ao Huffington Post, Avery deu 10 conselhos para deixá-lo mais feliz: quer saber quais foram?
1. O tempo e a energia de cada um são fundamentais e não devem ser desperdiçados. O importante é investir nas coisas que o fazem mais feliz. Por uma questão de organização, o autor sugere criar um gráfico no formato de uma pizza e colocar, em diferentes secções, a forma como passa o seu tempo e aquilo que o deixa mais feliz. A ilustração vai ajudá-lo a medir o que precisa de ser retificado.
2. Aproveitar ao máximo a vida e as oportunidades que esta traz. Isto é, estar preparado e atento para que, a qualquer momento de felicidade que se cruze no seu caminho, possa tirar partido dele.
3. Aceite as imperfeições: querer que tudo seja perfeito é o caminho certo para a infelicidade, mas não deve baixar as expetativas — é uma questão de ajustamento.
4. Saber quando e como descontrair é vital e é a capacidade que vai ter de dominar. Por mais pessimista que seja, olhe em volta. Talvez a sua vida seja melhor do que pensa neste preciso instante.
5. Os contratempos podem ajudá-lo. Fazem parte da vida e proporcionam momentos de crescimento. Muito provavelmente, será nestas alturas que vai perceber quem são os seus verdadeiros amigos. O importante, perante um percalço, é conseguir recuperar depressa e com uma atitude positiva.
6. Sofre por antecipação? Se sim, deixe esse hábito de lado, bem como a preocupação acrescida por coisas que podem nunca vir a acontecer. A inquietação desnecessária é um desperdício de recursos, que devem ser utilizados na busca da felicidade (que o diga Will Smith).
7. Perceber o que o faz feliz e, sabendo a resposta, ir à procura. Segundo o autor, a maior parte das pessoas medem, sem querer, a felicidade com base nos sucessos e nos falhanços, tendo em conta as posses ou a riqueza acumulada. Ainda assim, classificam as relações com familiares e amigos como o mais importante.
8. Evite a negatividade e quaisquer influências nesse sentido. Avery afirma que a negatividade pode estar presente de várias formas na sua vida: ocasiões, eventos, locais e…pessoas.
9. Encontrar sentido e significado na vida é fundamental para estabelecer uma razão em tudo o que faz. Isso vai permitir criar um princípio orientador para a forma como vive.
10. Evite as comparações. Comparar-se aos outros é desnecessário. Em vez disso, tente perceber o que gostaria de ter ou ser. “De seguida, coloque em prática um plano para que isso aconteça; e quando lá chegar, desfrute da conquista e descontraia”.