A dentada que Luis Suárez deu a Giorgio Chiellini no jogo entre o Uruguai e a Itália, esta terça-feira, poderá valer ao sul-americano uma suspensão que pode chegar aos 24 jogos.

A FIFA confirmou já na madrugada de quarta-feira que tinha sido iniciado um procedimento disciplinar contra Suárez, que, de acordo com os regulamentos do órgão máximo do futebol mundial, pode originar uma suspensão entre dois e 24 jogos.

Corria o minuto 79 quando Luis Suárez aproximou a cara do ombro de Giorgio Chiellini, jogador italiano, e lhe deu uma dentada, que, aliás, o próprio uruguaio não desmentiu. “Estas coisas acontecem. Estávamos ambos na área, ele [Chiellini] atirou o ombro para mim”, justificou. O italiano ainda correu a mostrar as marcas da dentada ao árbitro, mas este, que não viu o incidente, não tomou qualquer atitude. Dois minutos depois, o Uruguai marcava o golo que garantiu a passagem à fase seguinte do Mundial.

A guerra de palavras instalou-se imediatamente após o jogo. “Foi ridículo não expulsar Suárez”, declarou um furioso Chiellini. “É um sorrateiro [sneak] e sai impune porque a FIFA quer que as estrelas joguem no Mundial. Gostava de ver se eles [FIFA] têm a coragem de usar as provas em vídeo contra ele”, disse. Já Diego Lugano, capitão da equipa do Urugai, acusou Chiellini de ser um “bebé chorão” e de as marcas da dentada já serem antigas.

A verdade é que já não é a primeira vez que Suárez dá dentadas noutros jogadores (além de várias outras polémicas). Quando jogava no Ajax, em 2010, o uruguaio mordeu o jogador do PSV Otmar Bakkal – o que lhe valeu, na altura, sete jogos de suspensão no campeonato. Em 2013, quando já era jogador do Liverpool (onde ainda se mantém) foi a vez de Ivanovic, jogador do Chelsea, sofrer uma mordedura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os jornais italianos estão naturalmente furiosos com a atitude de Suárez, que é agora apelidado de Drácula pela Gazzetta Dello Sport e de Hannibal pelo Corriere Dello Sport, que fez uma compilação das melhores montagens das imagens de Suárez a morder em Chiellini que se encontram espalhadas pela internet.

A decisão sobre a sanção disciplinar a aplicar a Suárez terá de ser comunicada até sábado, dia em que o Uruguai joga com a Colômbia os oitavos-de-final do Campeonato do Mundo de Futebol. A confirmar-se uma suspensão, esta poderá aplicar-se somente a jogos da seleção e não a jogos do campeonato inglês.

E, no futebol como na vida, a sorte de uns é o azar de outros. Enquanto Chiellini se queixava da mordedura, Jonathan Braeck ganhava 14 mil coroas suecas (pouco mais de 1.500 euros). Tudo porque este fã de futebol originário da Suécia apostou que o avançado uruguaio iria morder alguém durante a competição. Também a cadeia de fast food McDonald’s aproveitou a mordidela para um momento de promoção. “Olá Luis Suárez, se ficaste com fome vem dar uma dentada num Big Mac”, disse a marca na sua conta oficial do Twitter no Uruguai.