Num estudo a 472 lojas de 81 concelhos do país, a DECO concluiu que o Jumbo é a cadeia de supermercados mais barata do país, seguida pelo Continente, e que as lojas do Pingo Doce perderam terreno na corrida dos preços mais baixos.

A associação de defesa do consumidor DECO analisou quase 43 mil preços para dois cabazes: um com 83 produtos de características definidas, para quem privilegia as marcas de fabricante mais vendidas, e outro que combina marcas de fabricante com as mais económicas.

No estudo agora divulgado – e publicado na edição de julho/agosto da revista Proteste – a cadeia Jumbo ocupou a primeira posição no cabaz de marcas de fabricante, que no estudo anterior (divulgado em dezembro do ano passado) cabia ao Pingo Doce.

As cadeias Continente e Continente Modelo ocupam o segundo lugar e o Lidl partilha a terceira posição com o Pingo Doce.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No cabaz combinado, onde se alia as marcas de fabricante às mais económicas, o Jumbo mantém o primeiro lugar mas lidera isolado, uma vez que o Continente e o Continente Modelo deixaram de lhe fazer companhia.

Lisboa, Setúbal e Faro são de longe os distritos com a maior diferença de preços entre o estabelecimento mais barato e o mais caro visitado pela Deco, enquanto Vila Real, Viana do Castelo, Évora e Coimbra são os distritos onde o consumidor pode poupar menos e Porto, Santarém e Faro as regiões onde a competição pelo mais barato é mais renhida.