Rebeldes separatistas pró-Rússia abandonaram a cidade ucraniana de Slaviansk, no leste do país, confirmou este sábado o presidente Petro Poroshenko, horas depois de o ministro do Interior, Arsen Avakov, ter anunciado que um grande número de separatistas tinha batido em retirada. O afastamento dos rebeldes surge na sequência dos ataques levados a cabo pelas forças ucranianas depois de, na segunda-feira, o presidente ucraniano ter anunciado o fim do cessar-fogo acordado com a Rússia. “Vamos atacar, vamos libertar a nossa terra”, disse na altura.

A notícia foi primeiro avançada pelo ministro do Interior, que escreveu na sua página de Facebook que “um número significativo de militantes” tinha deixado Slaviansk e que o “[nosso] grupo de batalha está a saudá-los”. “Estão a sofrer pesadas perdas e a render-se”, lia-se. Numa declaração emitida em comunicado, Poroshenko ordenou ao Exército que hasteasse a bandeira nacional naquele reduto rebelde, que se auto-proclamava república popular desde os referendos independentistas de maio. “O presidente deu a ordem para que a bandeira nacional seja hasteada na câmara municipal da cidade de Slaviansk”, lê-se no site da presidência. A sede da câmara era um dos principais edifícios que serviam de base aos rebeldes.

O correspondente da Al-Jazeera no leste da Ucrânia confirma ter visto os tanques e veículos blindados dos separatistas a dirigir-se à zona oposta da cidade, mas à Associated Press, um militante rebelde, que falou sob anonimato, garantiu que as milícias se estavam a realojar na cidade vizinha de Kramatorsk.”Permanece por determinar até que ponto os rebeldes se vão conseguir reagrupar e voltar a atacar”, disse o jornalista da cadeia televisiva do Qatar. “Mas este parece sem dúvida o movimento mais significativo das últimas semanas”, acrescentou. A cidade de Slaviansk, ocupada pelos separatistas pró-russos em abril, tornou-se um dos principais redutos rebeldes no leste da Ucrânia e uma importante sede para os dirigentes da auto-proclamada república popular da região de Donetsk.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR