“Desta vez nem tiveram o mínimo cuidado para fazer uma nomeação claramente ideológica de gente confiança do Governo, dos seus partidos”, afirmou o líder dos comunistas, que reagia ao caso BES, à margem de um encontro de militantes em Vila Pouca de Aguiar.

O Espírito Santo Financial Group (ESFG) anunciou no sábado que vai propor Vítor Bento para presidente executivo do BES e João Moreira Rato para administrador financeiro, num comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O ESFG aponta ainda o deputado social-democrata e ex-juiz do Tribunal Constitucional, Paulo Mota Pinto, para o cargo de presidente do Conselho de Administração.

Jerónimo de Sousa disse que é “profundamente negativo para a própria democracia, esta confusão e esta fusão entre os negócios e a política, particularmente do setor financeiro”.

“É preocupante, até porque o nosso povo já pagou com língua de palmo as situações escandalosas, os desmandos da banca, lembrando os casos do BPN e do BPP e esperamos nós que a história não se vá repetir agora com o BES”, salientou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR