Confrontos entre grupos armados foram registados junto ao aeroporto de Trípoli, na Líbia, e os voos foram suspensos, informou fonte do aeroporto.

“‘Rockets’ explodiram no perímetro do aeroporto por volta das 06:00 (05:00 em Lisboa). Seguiram-se confrontos entre antigos rebeldes do Zenten que controlam o aeroporto e outros grupos que os combatem”, disse a mesma fonte sob anonimato, citada pela agência noticiosa francesa France Presse.

Fortes disparos foram ouvidos desde o centro da cidade, segundo um correspondente da AFP.

Os confrontos ocorreram depois de apelos lançados nas redes sociais por militantes islamitas para expulsar os antigos rebeldes do Zenten das posições que ocupam em Tripoli, onde o aeroporto está situado, a 25 quilómetros da cidade.

Desde a queda de Muammar Kadhafi, em outubro de 2011, o aeroporto de Trípoli está sob o controlo de antigos rebeldes de Zenten, uma cidade a 170 quilómetros a sudoeste de Trípoli.

Os Estados Unidos expressaram hoje a sua “profunda preocupação” perante os atos de violência contínua na Líbia e advertiram que a “perigosa” situação “poderia conduzir a um conflito generalizado” no país africano.

“Afirmamos o nosso apoio à transição democrática da Líbia e exortamos à formação do novo Parlamento o mais rapidamente possível”, disse a porta-voz do Departamento de Estado norte-americano Jen Psaki.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR