A produção total de energia pela Galp aumentou quase 10% no segundo trimestre deste ano face ao mesmo período do ano passado, tendo atingido os 25,7 milhões de barris, anunciou a empresa esta segunda-feira.

Em comunicado hoje divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a petrolífera portuguesa refere que a produção média “working interest” (bruta) aumentou 9,7% nos meses de abril a junho, face ao mesmo trimestre de 2013, mas registou uma queda em relação ao trimestre anterior. Na comparação com os primeiros três meses deste ano, a produção da Galp Energia caiu 8,5%, na sequência da finalização, em abril, de testes de longa duração nas áreas de Lula Central e de Lula Sul, em Bacia dos santos, Brasil.

Também a produção ‘net entitlement’, ou seja, aquela que a Galp tem de facto direito, apresentou um crescimento, de acordo com as estimativas avançadas pela empresa. A produção ‘net entitlement’ – que tem impacto integral nas contas da Galp Energia, uma vez que é a produção a que a empresa tem direito após o pagamento de imposto aos países onde as concessões se localizam — aumentou 12,6% em relação ao mesmo trimestre de 2013, embora tenha registado uma descida de 11% face ao primeiro trimestre.

De acordo com a petrolífera, tanto o crude processado como as vendas e as exportações sofreram quedas no segundo trimestre do ano, face ao mesmo período de 2013, devido ao impacto da paragem da refinaria de Sines em março e abril passados para fazer manutenção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo as contas preliminares hoje divulgadas, o processamento de crude desceu 22,5%, as vendas diretas caíram 6,2% e as exportações foram reduzidas em 21,5%. Já em relação ao trimestre anterior, ou seja de janeiro a março, o documento mostra um crescimento dos três valores: o crude aumentou 4,4%, as vendas diretas 4,1% e as exportações 47,3%.

A empresa adiantou ainda que as vendas de gás cresceram 25,4% relativamente ao que se registava no período homólogo de 2013, mas as de eletricidade à rede caíram 11,4%. Segundo a empresa, o valor médio do “dated Brent” no segundo trimestre deste ano foi de 109,7 dólares por barril, mais 7,1% do que no período homólogo de 2013 e 1,3% do que no trimestre anterior.

A Galp Energia apresenta os seus resultados referentes segundo trimestre no dia 28 de julho, sendo que os dados hoje divulgados são apenas preliminares, podendo sofrer alterações até essa data. No primeiro trimestre, o lucro da Galp Energia caiu 37,9%, face ao mesmo período do ano passado, devido sobretudo a amortizações referentes ao complexo de ‘hydrocracking’ em Sines, que transforma hidrocarbonetos de petróleo em gasolina.

Nesse período, a petrolífera registou um resultado líquido ajustado de 47 milhões de euros, menos 29 milhões do que no mesmo trimestre de 2013, devido ao “aumento das amortizações no negócio de R&D [refinação e distribuição] que se seguiu ao arranque do complexo de ‘hydrocracking'”.