O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, teve esta quarta-feira um encontro bilateral com o recém-eleito presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, imediatamente antes do Conselho Europeu, em Bruxelas, para discutir o posto de Portugal no futuro colégio.

Fontes do gabinete do primeiro-ministro e do futuro presidente do executivo comunitário disseram à Lusa que os dois líderes se encontraram antes do início dos trabalhos da cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, adiantando que este encontro se insere no quadro das consultas que Juncker está a manter com os Estados-membros que ainda não designaram os seus comissários.

Juncker, eleito na terça-feira pelo Parlamento Europeu para o cargo de presidente da Comissão, aproveitou hoje a realização de um Conselho Europeu em Bruxelas (no qual participará parcialmente, como convidado), para discutir com vários líderes a constituição do seu executivo comunitário, que espera ter “fechada” até meados de agosto, de forma a que os comissários designados possam realizar as audições no Parlamento Europeu em setembro, antes do voto da assembleia.

Portugal é um dos 16 Estados-membros que ainda não indicou quem será o seu comissário na futura “Comissão Juncker”, que sucederá ao atual executivo comunitário liderado por Durão Barroso a 01 de novembro próximo.

A cimeira de hoje, destinada a discutir a atribuição de outros altos cargos europeus, designadamente os de presidente do Conselho Europeu e de Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros, teve início pouco depois das 20:15 locais (19:15 de Lisboa).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR