Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Quem é o primeiro-ministro de Portugal? A resposta óbvia é Pedro Passos Coelho, mas vale a pena pensar outra vez. Atualmente, o primeiro-ministro está em Díli para a cimeira da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o país tem de ter um chefe de Governo presente no território. Cabe então a José Pedro Aguiar-Branco assumir essa função até quarta-feira devido a uma série de coincidências entre férias e deslocações internacionais de outros ministros.

A seguir a Passos Coelho na hierarquia do Governo vem Paulo Portas, vice-primeiro-ministro, mas este também está fora do país numa deslocação a uma feira comercial em Angola. As próximas hipóteses seriam Maria Luís Albuquerque, ministra das Finanças, e Rui Machete, ministro dos Negócios Estrangeiros, mas a primeira está de férias até dia 5 de Agosto e Machete está também em Díli para participar no encontro de ministros dos Negócios Estrangeiros dos países da CPLP.

Aguiar-Branco é o ministro que se segue na ordem de importância e, assim, o ministro da Defesa vai ser chefe de Governo até quarta-feira. Marcelo Rebelo de Sousa lembrou este facto no seu espaço de comentário semanal na TVI e disse que o país ficavam em “boas mãos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR