A airBaltic é uma companhia low cost sediada em Riga — Letónia, e disponibiliza agora a venda de bilhetes em económica com bitcoins, quando adquiridos através do serviço online onde os preços dos bilhetes são automaticamente convertidos em euros.

E o que são os Bitcoins? São uma moeda digital (ou criptomoeda) que existe desde 2010 e que pode vir a revolucionar a forma como entendemos e lidamos com o dinheiro. O termo “existir” pode parecer um pouco forçado, mas a verdade é que o valor transacionado todos os meses é já da ordem das centenas de milhões de dólares, ou seja, é uma moeda que está a ganhar importância virtual e real. Para compreender melhor o que é e como funciona o mercado de Bitcoins, consulte esta página. O valor desta moeda virtual tem cada vez mais tradução no mercado “real”, ou seja, são cada vez mais as lojas e os serviços com os quais podemos comprar (trocar) este dinheiro. Esta semana, juntou-se à lista a primeira companhia aérea a vender viagens para 60 destinos na Europa, Rússia, Ásia e Médio Oriente: a airBaltic é a primeira mas não será a única durante muito mais tempo — a Virgin já vende as suas viagens para o Espaço em bitcoins e o portal Expedia também já as aceita.

São milhares os produtos que se podem comprar com a moeda digital, desde roupa a computadores e até carros. Já existiu um autêntico mercado negro (Silk Road) que durante bastante tempo escapou ao controlo das entidades oficiais, mas à medida que for aumentando o número de empresas reconhecidas no mercado a aderir a esta moeda, também ela ganha credibilidade. O valor atual de um bitcoin (BTC) é de 461 euros. Esta unidade monetária, que se transaciona diretamente e dispensa a grande maioria das taxas do mercado regulado, pode vir a ser a tábua de salvação e uma oportunidade para muitos negócios. Mantenha-se atento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR