É o que se pode chamar um nicho com potencial: o Facebook criou a “Mentions”, um novo serviço só para ricos e celebridades.
Trata-se de uma aplicação que lhes permite saberem em tempo real todos os locais “na rede” onde estão a ser mencionados dando-lhes, a oportunidade de responder prontamente. De uso restrito, a Mentions como que replica a célebre expressão da rainha má da Branca de Neve, na pergunta ao espelho: permite que o utilizador tenha acesso a gráficos e estatísticas que lhe dão a saber onde é mais popular e se é mais popular do que as outras celebridades que segue. Sim, porque esta aplicação quase “obriga” os famosos a seguirem os seus rivais de popularidade.
Por tudo isto, não se pode dizer que app traga vida fácil aos famosos: o ator William Shatner, conhecido pela sua participação no mais recente Star Treck, queixou-se já dela por ter sido forçado a seguir outras celebridades que participaram no mesmo filme.
Este serviço só está ainda disponível nos Estados Unidos, mas segundo adianta o The Telegraph o Facebook pretende expandi-lo para mais 32 países. Mas há já uma exceção: o cantor britânico Ed Sheraan foi convidado pela “Mention” a aderir ao serviço, dado que o seu trabalho discográfico esteve bastante tempo no Top das tabelas de escolhas musicais americanas, conferindo-lhe assim muitos fãs e seguidores.
Esta zona VIP do Facebook é usada por celebridades como Mariah Carey ou Kim Kardashian. Um dos responsáveis pela criação da aplicação disse ao The Sunday Times que “é o caminho do futuro”, alertando que além de permitir que as celebridades vejam e respondam em tempo real e de verificarem a sua popularidade, permite-lhes a criação de alertas e a busca automática em todas as redes sociais existentes (sejam elas o Facebook, Twitter ou blogues) de referências onde os seus nomes estejam a ser mencionados.
Nota: Esta notícia foi atualizada graças ao comentário de um leitor no Facebook, que levou à correção de um erro na ligação e no nome original: Mentions e não Mention.