Instagram, 200 milhões de utilizadores. Facebook, 1,28 mil milhões de utilizadores. Não há dúvidas da importância das redes sociais para a promoção de qualquer negócio e relacionamento com os seus clientes, mas são poucas as empresas que realmente conseguem transformar estas plataformas no seu negócio. É o caso da Reusepic, startup que se dedica a transformar as fotografias do Instagram e do Facebook em autocolantes reutilizáveis.

A empreendedora Teresa Fortunato conta ao Observador como surgiu a ideia, mas antes assume-se como uma utilizadora assídua do Instagram. “Foi como uma lufada de ar fresco para mim. Eu adorava fotografia, mas não tirava boas fotos e a partir das opções de filtros e enquadramentos, pude torná-la parte do meu dia-a-dia”, explica. Os autocolantes reutilizáveis já eram utilizados por Teresa na sua outra empresa voltada para soluções decorativas para crianças e adultos, mas a ideia de transformar fotos do Instagram em stickers surgiu apenas num jantar entre amigos no Natal de 2012. A partir daí, Teresa e os seus sócios fizeram pesquisas para saber a viabilidade do negócio e descobriram que poderiam oferecer um serviço único em todo o mundo. Assim nasceu a ReuseGram, em abril de 2013.

“Os autocolantes podem ser usados em diferentes objetos, como carteiras, agendas e cadernos, e como são reutilizáveis, podem ser descolados e recolocados em outros objetos. Mas o que na verdade queríamos com o nosso produto era eternizar os momentos para poder levá-los sempre connosco”, justifica Teresa, orgulhosa da sua invenção. Para ela, o perfil do seu cliente é “jovem, socialmente ativo, gosta de programas culturais e de viajar, tem entre 22 e 34 anos e são ávidos utilizadores das redes sociais”.

O serviço é simples: basta ir ao site da empresa e fazer login com uma conta do Instagram ou do Facebook e automaticamente as fotografias aparecem prontas para serem escolhidas para compor uma grelha. Também é possível fazer o upload direto a partir da página. Em seguida, o utilizador compõe uma uma folha de impressão onde cabem quatro, nove ou 25 autocolantes de diferentes tamanhos, com o preço fixo de €11,49, incluindo os gastos de envio. Em 24 horas, a folha de autocolantes é impressa e enviada para todo o mundo. Segundo a empreendedora, já foram vendidas mais de 3.000 folhas desde o início do ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O rápido crescimento e boa aceitação do público levou a empresa a dar o passo seguinte e em junho deste ano o Reusegram deu lugar ao Reusepic abrindo espaço para que os utilizadores do Facebook também pudessem transformar suas imagens em stickers reutilizáveis. Atualmente, a página conta com mais de 2500 registos de todo o mundo. “Desde o começo queríamos internacionalizar o produto. Portugal é a nossa casa, o nosso país, mas tem poucos usuários ativos no Instagram e as nossa economia nem sempre nos permite adquirir um bem que não é essencial”, afirma. Desde o nascimento, já foram feitos pedidos para todos os continentes, em especial para o Brasil, Estados Unidos, Austrália, Reino Unido, Espanha e Itália.

ReusePic_Observador_Surfaces

Para ser mais conhecida e conquistar mais clientes, a ReusePic fez importantes parcerias com diferentes eventos como os festivais SuperRock, Sudoeste e Outjazz, para além de empresas como a Nespresso e entidades como a Universidade Católica de Lisboa. Além de usar as redes sociais de maneira ativa para a divulgação da marca, conta com uma aplicação para telemóveis onde é possível utilizar o serviço de maneira imediata e em qualquer lugar do mundo. Estão previstos para este ano investimentos em publicidade e marketing a a chegada a novos mercados. E qual é o conselho que Teresa dá aos empreendedores que têm boas ideias, mas que temem levá-las adiante? “Persistência e simplicidade são dois ingredientes fundamentais para qualquer projeto. É preciso ser resiliente e persistir nas ideias, não deixar desmotivar-se com os primeiros tempos do negócio, e não complicar, pois as ideias simples são fáceis de implementar e de serem entendidos pelos clientes”, conclui.