Os trabalhadores da UNITRATO – Restaurantes e Bares do Aeroporto de Lisboa iniciam hoje à noite uma greve de dois dias contra as imposições da empresa nas alterações aos horários, folgas e funções dos trabalhadores, segundo o sindicato.

A greve “deve-se ao facto de nos terem alterado as escalas, de nos estarem a impor novas escalas, novos horários e alteração das folgas. Sem contar com o aumento salarial que não foi de acordo com o que os trabalhadores esperavam. Os trabalhadores estão indignados com a situação, porque lhes vai alterar ritmos de vida e a situação familiar”, explicou António Barbosa, em declarações à agência Lusa.

O dirigente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul, disse que no restaurante e nos oito outros estabelecimentos comerciais, como cafés e bares, da UNITRATO, trabalham cerca de 80 funcionários. A greve tem início às 22:30 de hoje e prolonga-se até às 22:30 de sábado.

“Provavelmente, os bares estarão quase todos fechados. Poderá haver algumas oscilações, com os trabalhadores temporários que estejam a cumprir horário, e que poderão fazer com que um ou outro bar consiga abrir”, sublinhou António Barbosa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O dirigente sindical adiantou que os trabalhadores “estão motivadíssimos” para levar a cabo esta ação de luta, mas que só a partir das 06:30 de sexta-feira é que poderá adiantar números concretos sobre a adesão à greve.

Contactada pela Lusa, fonte da empresa UNITRATO disse “não haver ninguém disponível da direção para prestar qualquer declaração” sobre o assunto e que a empresa “respeita a greve, que é um direito dos trabalhadores”.