As SPICA têm tudo para ser bem sucedidas. Música fácil, meninas bonitas, vídeos sensuais e um bom marketing. E elas podem bem ser as sucessoras do mega-hiper-êxito-viral Gagnam Style que se tornou o vídeo mais visto de sempre no Youtube. O êxito que quer virar a internet ao contrário chama-se “I did It” e começa este fim-de-semana a ser tocado nos Estados Unidos.

O grupo é composto por Kim Boa, Park Juhyun, Park Narae, Yang Jiwon e Kim Bohyung. São cinco cantoras conhecidas na cena musical da Coreia do Sul, que se juntaram há dois anos com o lançamento do mini-álbum “Russian Roulette”. O nome SPICA vem da estrela mais brilhante da constelação Virgo e isso não é uma coincidência. Todas as músicas da SPICA falam em favor da independência feminina, quebrando o lugar-comum da submissão ligada à mulher asiática. Aliás, o refrão da música em inglês é “I did it, yes. I did it, I set myself free” (qualquer coisa como “Consegui, sim. Consegui, libertei-me”).

Não vai ser fácil estar à altura da herança de PSY e do seu Gangnam Style. Mais de dois mil milhões de visualizações no Youtube, fama duradoura e popularidade garantida para o estranho criador coreano. Mas a verdade é que no mercado americano já começam a aparecer notícias sobre este grupo. O Mic.com destacou as SPICA como a próxima revolução musical a chegar aos Estados Unidos e já há uns meses o site Buzzfeed tinha explicado as razões pela qual a pop coreana é melhor que a americana: por causa da potencial para agarrar os ouvintes, da sensualidade e fluidez de género dos autores e do potencial dancável que têm as músicas. E as suas melodias parecem vir dos anos noventa: a sua estirpe de poder feminino vem diretamente de grupos como Destiny’s Child ou das TLC.”, escreve o Mic.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR