Mark Zuckerberg despejou um balde de água gelada na própria cabeça. Porquê? Para encontrar o início desta história é preciso ver alguns vídeos no YouTube. O criador do Facebook respondeu a um desafio feito pelo Governador do Estado de Nova Jérsia, Chris Christie, que por sua vez foi desafiado por Scott O’Neil (empresário desportivo), que por sua vez… Todas estas figuras públicas aceitaram participar na campanha “Desafio do Balde Gelado”, que dá 24 horas aqueles que foram desafiados para doar 10 dólares (cerca de 7 euros) a uma organização que investiga a esclerose lateral amiotrófica (ELA), estender o desafio a outras três pessoas e… levar com um balde de água fria.

http://youtu.be/6TTpXKFBkjk

Há uma hipótese de fugir á água: doar 100 (75 euros) dólares em vez de 10. Com Mark Zuckerberg, a campanha chegou ao mundo da tecnologia e dos multimilionários. Zuckerberg desafiou Bill Gates, Sheryl Sandberg (diretora de operações do Facebook) e Reed Hastings (fundador do Netflix). Bill Gates aceitou o desafio e levou-o a outro nível. O fundador da Microsoft decidiu criar uma estrutura de metal – que ele próprio desenha e monta – onde colocou um balde preso com uma corda. Antes de puxa a corda, Gates desafia Elon Musk (Paypal), Ryan Seacrest (apresentador e produtor televisivo) e Chris Anderson (curador chefe das conferências TED). Depois, fica completamente encharcado.

http://youtu.be/3PGXaAOZ0IQ

O início desta história encontra-se, na verdade, em Pete Frates, antigo jogador de baseball que sofre de ELA e que por causa da doença não consegue andar nem falar. A mulher de Frates diz que a campanha está a sensibilizar as pessoas para uma doença muitas vezes desconhecida. “Antes disto, não percebiam o que era a ELA. Precisamos que se juntem a esta causa e se despejar baldes na cabeça ajudar, seja!”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Jeff Bezos, diretor executivo da Amazon, também já levou com a água gelada. Bezos falava num encontro da empresa e explicou ao público, em tom de brincadeira, as suas dúvidas sobre quem desafiar a seguir. Edward Snowden foi uma das primeiras opções, tal como o Papa, a Rainha Isabel II ou Kim Jong-un. Mas Bezos, fã confesso da série Star Trek, acabou por desafiar os atores William Shatner, Patrick Stewart e George Takei.

Fora do mundo da tecnologia, outros famosos aceitaram o desafio. Jimmy Fallon, Conan O’Brien e Justin Timberlake também estão na lista. O jogador do Manchester United, Darren Fletcher, desafiou Cristiano Ronaldo.

http://youtu.be/6qHN5Y0AJLs

A viúva do senador Robert Kennedy, Ethel Kennedy, despejou a água em si própria, mas antes nomeou o presidente dos Estados Unidos Barack Obama. Segundo o El Mundo, a Casa Branca disse que Obama vai fazer uma donativo para a investigação da doença, mas não especificou o valor.

Segundo a ALS Association, o desafio permitiu reunir, entre 29 de julho e 12 de agosto, mais de 4 milhões de dólares (no mesmo período do ano passado, a associação conseguiu pouco mais de 1 milhão de dólares,). Em poucos dias houve 70 mil novas pessoas a aderir à causa da ELA, pode ler-se no site da ALS Association, que se diz “incrivelmente grata pelo apoio de todos aqueles que se deixaram molhar, que fizeram um donativo ou que fizeram as duas coisas”.

O dinheiro será usado para encontrar uma cura e também para dar “os melhores cuidados aqueles que vivem com a doença”, segundo o site. “Com tanta gente envolvida na luta contra a ELA, estamos numa boa posição para cooperar com outras organizações, bem como com as companhias farmacêuticas e a academia para acelerar novos tratamentos”, disse Barbara Newhouse, presidente da associação.

A esclerosa lateral amiotrófica, conhecida também por doença de Lou Gehrig, é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal que afeta as células nervosas do cérebro e da medula, levando os doentes a perder o controlo dos movimentos. Com o tempo, aqueles que são afetados pela ELA perdem a capacidade de comer, falar, andar e, por fim, de respirar. Conhecida também por doença de Lou Gehrig, depois da morte do jogador de baseball com o mesmo nome, a ELA é responsável pela paralisia do físico Stephen Hawking. Em Portugal, o músico Zeca Afonso morreu desta doença em 1987.