Por esta altura, são poucos os que desconhecem a moda dos “banhos públicos/gelados” ou, como a campanha é conhecida em inglês, do “ice bucket challenge”. Até então, foram muitas as celebridades que se sujeitaram ao desafio — os vídeos estão a circular nas redes sociais e mostram distintas personalidades a entornar sobre si próprias, ou com ajuda de terceiros, baldes de água fria, muitas vezes com gelo à mistura. Os participantes nomeiam, posteriormente, as próximas “vítimas”, estas que terão de cumprir a mesma tarefa num determinado período de tempo.

O desafio tem por base uma causa solidária, pelo que o objetivo é angariar dinheiro em favor da associação ALS, que quer ajudar pacientes e investigadores no combate da doença esclerose lateral amiotrófica, ELA, também conhecida por Lou Gehrig. Os resultados são notórios: desde 29 de julho, a instituição de caridade já angariou perto de 24 milhões de euros (em igual período do ano passado, a entidade havia acumulado menos de 1,5 milhões de euros).

Justin Timberlake, Mark Zuckerberg e até Oprah Winfrey são alguns dos nomes conhecidos que foram a banhos. Mas não só. A moda chegou também a solo nacional e as figuras públicas portuguesas estão a aderir ao desafio com o intuito de ajudar a APELA, Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica.

Nuno Markl e a equipa das manhãs da Rádio Comercial foram dos primeiros a tomar um “banho gelado” em favor da causa de caridade, além de terem doado 500 euros à respetiva instituição. Mas mais se seguiram, como o jornalista José Alberto Carvalho e o chef José Avillez. Por esse motivo, o Observador escolheu alguns dos vídeos mais divertidos que andam pela internet a angariar gostos e partilhas — dentro e fora de fronteiras lusas.

Oprah Winfrey

David Beckham

 

Mark Zuckerberg

 

Britney Spears

Jimmy Fallon e Justin Timberlake

Cara Delevingne

Cristiano Ronaldo

Nuno Markl

 

José Avillez