Estão os jovens entre os 20 e os 30 anos a preferir as novas hamburguerias ao McDonald’s? Um estudo da consultora Technomic, citado pelo Wall Street Journal, diz que sim. Os chamados restaurantes fast-casual parecem estar a atrair os jovens norte-americanos com opções que prometem ser mais saudáveis, frescas e personalizáveis.

Um dos concorrentes de peso da cadeia de fast-food é o restaurante de hambúrgueres gourmet Five Guys, cuja história começa em 1986 com Jerry and Janie Murrell a desafiarem os quatro filhos a darem um rumo à sua vida: lançar um negócio próprio ou tirar um curso superior. A escolha levou-os a arriscar em hambúrgueres moldados manualmente e “cozinhados até à perfeição”, que são servidos com batatas fritas em óleo de amendoim, lê-se na apresentação da empresa. Em 2003, começou o franchising da marca.

WASHINGTON - MAY 29:  US President Barack Obama at a Five Guys restaurant May 29, 2009 in Washington, DC.  President Obama traveled with his motorcade to the burger restaurant in Southeast Washington.  (Photo by Brendan Smialowski/Getty Images)

O presidente norte-americano Barack Obama em maio de 2009, num restaurante Five Guys

A percentagem de jovens entre os 19 e os 21 anos que costumam frequentar os restaurantes da McDonald’s caiu 12,9 pontos percentuais desde o começo de 2011, de acordo com o estudo da Technomic, e a percentagem de clientes entre os 22 e os 37 anos tem-se mantido estável. Simultaneamente, o número de jovens que tem aderido aos restaurantes fast-casual cresceu 2,3 pontos percentuais nos jovens entre os 19 e os 21 anos e 5,2 pontos percentuais nos consumidores até aos 37 anos.

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As novas apostas da McDonald’s em wraps de frango e vegetais têm ajudado a cadeia a atrair a geração Y – aqueles que nasceram na década de 80 – aos seus restaurantes, mas não está a ser suficiente para evitar a queda das vendas, que, em agosto, sofreu a descida mais acentuada desde 2003, cerca de 2,5%.

A 22 de agosto, o gigante dos hambúrgueres fast-food anunciou um novo nome para liderar a divisão norte-americana da empresa, Mike Andres. É a segunda vez, em menos de dois anos, que existem mudanças no departamento. Desde o início de 2014, as ações da cadeia norte-americana caíram cerca de 2%.

Há hambúrgueres gourmet no bairro

Em Portugal, o conceito de hambúrguer gourmet também está na moda e as hamburguerias de bairro prosperam pelo país, mas a McDonald’s Portugal adianta que a tendência não está a refletir-se nas vendas.

“A McDonald’s Portugal tem-se destacado pela positiva em termos de performance. Isto deve-se à nossa capacidade de antecipação, bem como de adaptação às preferências, gostos e necessidades dos consumidores portugueses”, explica Inês Lima, diretora de marketing e comunicação da McDonald’s Portugal.

A aposta tem-se centrado na inovação e na capacidade de a empresa ser “relevante localmente”, com a introdução de produtos com sabor português, como a McBifana, o McPrego ou os Sundae Origens de Pera Rocha do Oeste ou de Cereja da Cova da Beira. Além destes, a McDonald’s Portugal apostou em novos conceitos, como os Iced Fruit Smoothies, na gama de bebidas, e o Chicago Classic, nos hambúrgueres.

<> on October 24, 2013 in Des Plaines, Illinois.

Em Portugal, a McDonald’s tem apostado na diversidade e na inovação

Sobre as novas tendências de alimentação saudável e fresca, Inês Lima adianta que a cadeia de fast-food tem procurado apostar na variedade e diversidade dos seus menus, com a introdução da sopa, salada e fruta, nos seus restaurantes. As saladas, desenvolvidas pelo fornecedor português Vitacress, as fruta como a maçã de Alcobaça, as uvas sem grainha e o abacaxi, e os legumes são apresentados como alternativa às batatas fritas.

“A grande diversidade de opções que colocamos à disposição dos nossos consumidores permite que cada um escolha a refeição com o valor nutricional mais adequado ao seu perfil e ao seu estilo de vida, bem como as suas preferências pessoais”, explica Inês Lima.

Fast-casual ganha terreno ao fast-food

O problema está na diversidade, disse Steve Easterbrook, responsável pela divisão de marca global da McDonald’s numa entrevista, citado pelo Wall Street Journal. “A geração Y tem um leque muito maior de escolhas do que a geração anterior à sua. São promíscuos no que diz respeito à lealdade à marca, o que faz com que seja mais difícil ganhá-la”, referiu.

Há dez anos, existiam cerca de nove mil restaurantes fast-casual nos Estados Unidos da América e cerca de 14 mil restaurantes da McDonald’s, de acordo com o estudo da Technomic. Hoje, existem cerca de 21 mil restaurantes fast-casual em solo norte-americano.

O conceito de restaurantes fast-casual nasceu na década de 1990, com a junção de opções que incluíam ingredientes mais frescos e menus personalizáveis à conveniência do fast-food. E incluiu a responsabilidade social na ordem do dia das empresas. Vão os hambúrgueres gourmet destronar o poder dos de plástico?