O ciclista polaco Przemyslaw Niemiec (Lampre-Merida) resistiu a tudo e todos na etapa dos Lagos de Covadonga da Volta a Espanha, vencendo, após andar em fuga, com alguns segundos de avanço sobre os favoritos.

Niemec andou em fuga mais de 100 quilómetros e chegou a ter um avanço sobre o pelotão superior a dez minutos, reduzido a cinco segundos na meta, após as duas subidas do dia, entre as quais a mítica escalada aos Lagos de Covadonga, e a “caça” da Movistar, Katusha e Tinkoff-Saxo.

O espanhol Alejandro Valverde (Movistar), segundo na etapa, ganhou mais alguns segundos ao camisola vermelha, o seu compatriota Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) – 31 segundos separam agora os dois ciclistas.

A ligação de 152,2 quilómetros desta 15.ª etapa, com início em Oviedo, era das mais difíceis do menu da Vuelta, graças às subidas de El Torno e dos Lagos de Covadonga, o que não impediu que se formasse um pequeno grupo de “aventureiros”, ainda relativamente cedo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mais exatamente, um quinteto, escapado ao quilómetro 46 e formado por Niemec, John Degenkolb (Giant Shimano), Francisco Aramendia (Caja Rural RGA), Cameron Meyer (Orica) e Vandewalle (Trek).

Em apenas 20 km a fuga ganhou mais de oito minutos e chegou a um máximo de 10.05 na aproximação a El Torno, a 42 quilómetros do fim.

A primeira equipa a espevitar o ritmo do pelotão foi a Movistar, o que reduziu o grupo principal a cerca de 40. Depois, até ao sopé da escalada final (de 12,2 km a 7,2 %), trabalharam a Katusha e a Tinkoff-Saxo, as outras equipas com claros interesses numa vitória individual.

O grupo de cinco fugitivos foi-se desmembrando, com o acentuar das dificuldades, e a cinco quilómetros Niemec ficou sozinho. Foi o único que não desistiu, com o cronómetro da diferença sempre a descer, mas a parar antes de o polaco ser apanhado.

Niemec ganhou em 4:11.09, cinco segundos depois chegaram Valverde e o espanhol Joaquim Rodriguez (Katusha) e a dez Contador.

Tudo em aberto, ainda, a uma semana do final da Vuelta, com Contador a liderar com 31 segundos sobre Valverde e 1.20 sobre o britânico Chris Froome (Sky) e Joaquin Rodriguez.

Os dois portugueses em prova, André Cardoso (Garmin) e Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo), tiveram este domingo resultados discretos, sendo respetivamente 59.º (a 21.47) e 43.º (a 13.26).

Num dia em que teve de ajudar a recolocar o seu líder, Daniel Martin, no grupo dos favoritos, depois de uma queda, André Cardoso deixou de ter esperanças de atingir o “top-20”, descendo para 29.º, a 37.23. Paulinho, sempre muito ativo na defesa do seu líder, segue em 60.º, a 1:21.26.

Mais montanha no programa de segunda-feira: a 16.ª etapa, de 160,5 quilómetros, liga San Martín del Rey Aurelio a La Farrapona. Lagos de Somiedo e tem cinco escaladas, das quais quatro de primeira (a última a coincidir com a meta).