O presidente da FIFA, Joseph Blatter, anunciou hoje, segunda-feira, que se vai candidatar a um quinto mandato consecutivo à presidência do organismo que rege o futebol mundial e que é liderado pelo dirigente suíço desde 1998.

“Vou informar o Comité Executivo [da FIFA] da minha decisão. É uma questão de respeito dizer à família do futebol: ‘Sim, estarei na corrida. Serei candidato'”, disse Blatter, de 78 anos, numa mensagem gravada em vídeo e difundida na Soccerex, um congresso sobre o futebol que decorre em Manchester, Inglaterra.

A menos de um ano da data das eleições para a presidência da FIFA, marcadas para 29 de maio de 2015, em Zurique (Suíça), Blatter não tem, para já, qualquer adversário de peso na corrida à liderança do organismo que lidera há 16 anos.

O francês Jérôme Champagne, de 56 anos, antigo vice-secretário geral da FIFA, é, neste momento, o único candidato assumido, mas já indicou que poderá retirar a candidatura caso Blatter avance para um quinto mandato consecutivo.

O francês Michel Platini seria, em teoria, o mais forte opositor de Blatter, mas o atual presidente da UEFA anunciou há menos de duas semanas que prefere candidatar-se a um terceiro mandato no comando do organismo europeu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR