Passeios e conferências integram de 16 a 22 de setembro a Semana Europeia da Mobilidade em Lisboa, com atividades em toda a cidade que visam promover meios de transporte alternativos, disse à agência Lusa fonte da organização.
Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia, organizada na capital portuguesa pela Câmara de Lisboa. Nos últimos anos, várias cidades portuguesas têm assinalado a iniciativa.
O objetivo é promover alternativas “não contra o automóvel”, mas sim “mais sustentáveis”, como é o caso dos transportes públicos, da bicicleta ou da caminhada, afirmou à Lusa o diretor municipal de Mobilidade e Tráfego da autarquia, Tiago Farias.
A elevada utilização do automóvel na cidade surgiu nas décadas de 80 e 90 do século passado, com a “dispersão da população e um [consequente] grande aumento da taxa de motorização”, explicou o especialista.
Segundo Tiago Farias, Lisboa “está no caminho certo” para inverter esta situação, “mas ainda tem um longo percurso a percorrer para chegar ao objetivo de ser uma cidade sustentável”.
Falta sobretudo uma rede de transportes públicos de qualidade e uma mudança dos comportamentos dos munícipes, assinalou o responsável, referindo que é nesse sentido que é importante criar iniciativas como a Semana Europeia da Mobilidade.
Sob o tema “As nossas ruas, a nossa escolha”, são várias atividades que decorrem na cidade, em locais como o Parque Eduardo VII, o Torreão Poente, a Praça do Campo Pequeno, o Cinema São Jorge, a Quinta das Cochas, a Praça do Comércio, a Ribeira das Naus, Alvalade, os jardins de Belém, do Campo Grande e do Museu da Eletricidade, entre outros.
Do programa fazem também parte passeios pedonais e de bicicleta, ações de sensibilização temáticas, conferências e atividades ao ar livre, tanto para crianças como para adultos.
A semana termina com o Dia Europeu Sem Carros, no dia 22, no qual os munícipes são desafiados a ir de bicicleta para o trabalho através da ação “Bike to work”, que começa às 08:00.
Entre as 08:00 e as 10:00 de segunda-feira haverá também uma caminhada entre o Campo Grande e Entrecampos, seguida por conferências na Universidade Lusíada às 11:00 e no ISCTE às 15:00.
Às 18:30 realiza-se uma visita guiada à Mouraria.