O parlamento iraquiano aprovou esta segunda-feira um novo governo com ministros-adjuntos sunitas e curdos, com o objetivo de eliminar o Estado Islâmico, conta a BBC. A sessão foi agitada. Há relatos de várias intervenções furiosas por parte de alguns deputados, mas, no final, um novo governo acabou por ser nomeado.

Os nomes de Saleh al-Mutlak e Hoskyar Zebari foram aprovados graças a um acordo de poder partilhado depois de um impasse político de semanas. O novo governo será liderado por Haidar al-Abadi, depois da renuncia de Nouri Maliki em agosto. O novo primeiro-ministro terá de nomear no espaço de uma semana os ministros da Defesa e do Interior, cargos que não obtiveram um consenso no parlamento.

Segundo a BBC, o anterior primeiro-ministro, Maliki, renunciou ao cargo depois de as comunidades sunitas e curdas acusarem a sua administração de implementar políticas sectárias. A solução encontrada foi criar um governo equilibrado, com ambas as fações representadas. Esta terá sido uma condição proposta pelos Estados Unidos, para que que estes continuem a dar apoio militar no combate ao Estado Islâmico, que já se impôs em várias cidades do Iraque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR