Pelo menos 400 motociclistas provenientes de 19 países vão juntar-se na região do Douro, entre quarta e sexta-feira, no 33.º Motocamp, evento que pretende afirmar este território na rota do “mototurismo internacional”.

O acampamento será montado no Natur Water Park, em Vila Real, com o “epicentro” do evento a situar-se no concelho vizinho de Sabrosa.

O presidente da Câmara de Sabrosa, José Marques, vai nestes dias conciliar o papel de autarca com o de motociclista, sendo um “apaixonado confesso” pelas motas.

O autarca destacou a importância da realização do 33.º Motocamp no Douro Património Mundial da Humanidade, evento que, na sua ótica, vai servir para divulgar este território e afirmá-lo “dentro das rotas do mototurismo europeu”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por sua vez, o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, salientou que a iniciativa contribui para consolidar esta cidade como “a capital dos desportos motorizados” em Portugal.

Durante os três dias, os motociclistas vão percorrer a região, passando por quintas onde se vindima nesta altura, participando em provas de vinhos e visitando ainda as Caves de Espumante Raposeira, em Lamego.

Do programa consta ainda uma viagem de barco e outra de comboio, bem como uma visita ao Museu do Douro. O ponto alto do encontro decorre na sexta-feira, com a Parada das Nações, que consiste num desfile das motos e das bandeiras de todos os países participantes, que vai unir as câmaras de Sabrosa e a de Vila Real.

São esperados motociclistas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, Estónia, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Holanda, Irlanda, Itália, Marrocos, Portugal, República Checa, Rússia, Suécia e Suíça. Entre os condutores, a média de idades das mulheres que participam no evento ronda os 53 anos e, entre os homens, a média é de 58 anos. O mais velho dos participantes tem 80 anos.

O Motocamp é organizado pelo Moto Clube do Porto, com o apoio da Federação de Motociclismo de Portugal. Segundo a organização, esta edição foi a que atraiu o maior número de inscritos dos últimos oito anos.

No ano passado, o Motocamp realizou-se na Dinamarca e, no próximo ano, decorrerá na Rússia.