O Ministério das Finanças de Moçambique assinou esta quarta-feira, em Maputo, um acordo de enquadramento com o Governo chinês para o financiamento do projeto de reabilitação do porto de pesca da Beira, no valor de 96,2 milhões de euros.

De acordo com o ministro das Finanças de Moçambique, Manuel Chang, o entendimento permitirá o avanço de um acordo entre o Governo de Moçambique e o estatal Banco de Exportação e Importação da China (China Exim Bank), que vai garantir o crédito concessional para a reabilitação do porto de pesca.

“A reabilitação do porto vai estimular a economia da zona centro do país e da província de Sofala, em particular, tendo em consideração que este porto passará a manusear uma produção anual de produtos pesqueiros na ordem de 70 mil toneladas, contribuindo em grande medida para o aumento do comércio na região”, afirmou Manuel Chang.

O ministro das Finanças disse ainda que, além da geração de postos de trabalho, o projeto vai garantir o aumento da “capacidade de meios de refrigeração e armazenamento, bem como de manuseamento do pescado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sublinhando o “sucesso” da cooperação sino-moçambicana em projetos semelhantes, o embaixador da China em Moçambique, Li Chunhua, referenciou o “enorme potencial” que Moçambique tem para explorar, “sobretudo na área das pescas”.

“Esperamos que as partes acelerem os trabalhos de preparação do projeto para o executar o mais rápido possível as obras de ampliação, para que o porto possa contribuir o quanto antes para o desenvolvimento económico de Moçambique”, disse Li Chunhua.

Segundo Manuel Chang, o projeto de reabilitação do porto de pesca da Beira integra uma lista de 11 projetos, no valor de 1.400 milhões de dólares (cerca de 1.081 milhões de euros), para os quais o Governo moçambicano solicitou financiamento à China, e cujo desenvolvimento está compreendido entre o triénio 2013-2015.

A China tem sido um dos principais financiadores de grandes projetos de infraestruturas desenvolvidos em Moçambique, tendo concedido empréstimos para as obras de reabilitação do Aeroporto Internacional de Maputo, do Estádio Nacional do Zimpeto, do novo edifício da Presidência da República e da Estrada N6 Beira-Machipanda, além de estar a financiar a construção da Circular de Maputo e da ponte Maputo-Catembe, cujo orçamento ascende a cerca de 1.100 milhões de dólares.