O presidente da comissão eleitoral das primárias do PS, Jorge Coelho, afirmou hoje à agência Lusa que o número de simpatizantes inscritos atingirá os 150 mil, o que elevará o universo eleitoral destas eleições para 240 mil.

“O número de inscritos nas primárias do próximo dia 28 superou as expetativas mais otimistas e o processo decorreu muito bem, sem qualquer nível de conflitualidade. Até ao momento, nenhum caso foi remetido para a Comissão Nacional de Jurisdição do PS”, declarou Jorge Coelho.

As eleições primárias de dia 28 são disputadas entre o secretário-geral do PS, António José Seguro, e o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e destinam-se a escolher o candidato socialista a primeiro-ministro nas próximas eleições legislativas.

Até ao final da noite de sexta-feira, quando terminou o prazo de inscrições, a comissão eleitoral das primárias do PS registou a entrada de 145 mil inscrições de simpatizantes, sendo de esperar que nos próximos dias cheguem por correio mais cerca de cinco mil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aos esperados cerca de 150 mil simpatizantes socialistas, juntar-se-ão ainda 90 mil militantes do PS, que não precisaram de se registar para estas eleições, o que faz com o que o universo eleitoral deste ato eleitoral atinja os 240 mil cidadãos.

Ainda de acordo com dados da comissão eleitoral das primárias do PS, dos 150 mil simpatizantes registados, 85 mil inscreveram-se pela Internet e 65 mil através do preenchimento de impressos em papel.

Interrogado sobre as razões do elevado número de inscrições verificado na última semana – especialmente inscrições em papel e na sexta-feira, no último dia do prazo -, Jorge Coelho referiu à agência Lusa que a comissão eleitoral das primárias “já esperava que isso acontecesse”.

“As candidaturas guardaram trunfos para o adversário só ver no fim. Depois, os debates televisivos entre os candidatos [António José Seguro e António Costa] na terça e na quarta-feira, provocaram um aumento brutal das inscrições, sobretudo inscrições online”, apontou o ex-ministro socialista dos governos liderados por António Guterres.

Logo após os debates na TVI e na SIC, entre os dois candidatos às primárias socialistas, mais de dez mil pessoas inscreveram-se pela Internet para participar na votação do próximo dia 28.

Jorge Coelho referiu que no início da semana fez declarações públicas em que considerou que seria positivo se o universo eleitoral das primárias chegasse aos 200 mil eleitores.

“Por isso, digo que o número de simpatizantes inscritos ultrapassou as nossas melhores expetativas e o universo eleitoral chegará aos 240 mil”, salientou ainda o presidente da comissão eleitoral das primárias do PS.