Rádio Observador

Espionagem

NSA não encontrou provas de alertas internos de Edward Snowden

A investigação não encontrou nenhum e-mail escrito por Snowden em que este tivesse avisado os funcionários da agência para partilhar as suas preocupações sobre os programas da NSA.

Snowden está exilado na Rússia

AFP/Getty Images

A Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) não encontrou provas de alertas internos que terão sido feitos pelo ex-consultor Edward Snowden relativos à monitorização da agência norte-americana no mundo, de acordo com documentos judiciais.

O diretor de arquivos da NSA, David Sherman, disse que a agência tinha lançado uma “extensa” investigação, após as revelações de Edward Snowden. A NSA reuniu “e-mails enviados e recebidos” por Snowden, incluindo aqueles “obtidos por restaurar nos documentos guardados”, disse Sherman, numa declaração sob juramento feita sexta-feira.

“A investigação não encontrou nenhum e-mail escrito pelo Sr. Snowden em que ele tivesse avisado os funcionários da agência para partilhar as suas preocupações sobre os programas da NSA,”, declarou. Estas declarações contradizem as afirmações feitas por Snowden à televisão NBC News em maio, durante a qual expressou a sua preocupação pelos “canais internos”.

O ex-consultor da NSA salientou que foi avisado” para parar de fazer perguntas” até que finalmente decidiu fazer as suas revelações.

Snowden, que em 2013 revelou programas secretos de espionagem em massa da NSA, está atualmente exilado na Rússia.

 

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Floresta

As lições que continuamos a não querer aprender

António Cláudio Heitor

É mais fácil culpar o desleixo, a mão criminosa e a falta de gestão dos proprietários, do que assumir o erro de centrar as questões no combate. A raiz do problema está na desertificação do mundo rural

Incêndios

Incêndios: alguém puxou a cassete para trás

Teresa Cunha Pinto

Reduziram Portugal a um campo de batalha dividido ao meio, onde num lado estão os que merecem e do outro os que não merecem. Este país profundamente só e abandonado deixa-nos a todos sem chão.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)