O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sete dos 18 distritos do continente sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte. Rapidamente, algumas ruas de Lisboa ficaram inundadas ao início da tarde, à semelhança do que aconteceu no final de setembro.

O aviso amarelo para a precipitação vai estar em vigor entre as 17h00 de hoje e as 02h00 de terça-feira e para a agitação marítima entre as 08h00 e as 23h00 de terça-feira.

A partir das 16h00, a Calçada de Carriche esteve cortada ao trânsito nos dois sentidos devido à acumulação de água provocada pela chuva intensa, disse à agência Lusa fonte policial. Os túneis do Campo Grande e a Calçada de Carriche já reabriram à circulação, mas o túnel da Avenida João XXI continua fechado em ambos os sentidos devido à acumulação da água, informou fonte policial.

A chuva intensa que caiu ao início da tarde desta segunda-feira causou também diversas inundações em vários pontos de Lisboa. Segundo a página de internet do Regimento dos Sapadores Bombeiros, entre as 15h39 e as 15h59, foram registadas inundações em Benfica, São Domingos de Benfica, Olivais e Misericórdia, entre outras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Benfica, Parque das Nações, Estrela, Alvalade, Santa Clara, Campolide, Ajuda, Misericórdia e Santo António são outras zonas da cidade afetadas.

Na segunda-feira à tarde, a zona de Alcântara já estava com o seguinte cenário:

No vídeo enviado por Filipa Marinho dá para ver a inundação no Rossio:

[jwplatform 5LOPoame]

Miguel Martins mostra em vídeo a situação na Rua das Pretas:

[jwplatform kk5JFsSx]

Screen Shot 2014-10-13 at 16.06.47

No Calvário:

A Rua de Santa Marta volta a ser das zonas mais afetadas, como comprovam a foto e o vídeo enviados por Nuno MAC:

DSC_2810

[jwplatform QD5gQvHK]

Foto tirada por Alexandra Freitas em Alcântara:

alcantara2

A imagem colocada pela Polícia de Segurança Pública no Facebook é de tom humorístico, mas a mensagem é séria:

“Quando a pluviosidade é intensa, sugerimos que evite as ruas mais vulneráveis e onde a probabilidade de alagamento é maior. É preferível optar por outros acessos ou, se for possível, esperar do que arriscar. Bom regresso a casa”.

10700269_727285910660259_2305235274696997997_o

A Rua de S. José estava neste estado:

[jwplatform UzILNMOJ]

No Terreiro do Paço:

Uma sugestão de Fernanda Freitas:

O presidente da Concelhia de Lisboa do PSD, Mauro Xavier, disse ao Observador que vai propor uma Comissão Eventual esta terça-feira, na Assembleia Municipal, para que sejam apuradas responsabilidades.

“Entendemos que não é possível haver, semana sim, semana não, inundações”, disse o presidente, afirmando que “não parece normal” que no final de cada verão haja inundações com as primeiras chuvadas.

“Em tom de brincadeira, parece que estamos a promover Lisboa como a nova Veneza, só faltam as gôndolas”.