O presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, desloca-se domingo à Indonésia para participar na cerimónia de tomada de posse do novo chefe de Estado daquele país, Joko Widodo, na segunda-feira, anunciou esta sexta-feira a Presidência timorense.

“O presidente da República, Taur Matan Ruak, irá participar na cerimónia de tomada de posse do novo presidente da República da Indonésia, Joko Widodo, e do vice-presidente, Jusuf Kalla, que terá lugar a 20 de outubro em Jacarta, Indonésia”, refere em comunicado a Presidência.

Segundo o documento, acompanham Taur Matan Ruak o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Constâncio Pinto, e o chefe da Casa Civil da Presidência, Fidélis Magalhães.

Joko Widodo, antigo governador de Jacarta, capital da Indonésia, sucede no cargo Susilo Bambang Yudhoyono, que liderou o país desde 2004 e que foi considerado a semana passada o “melhor amigo do povo de Timor-Leste” pelo primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

Depois de 24 anos de ocupação e da restauração da independência de Timor-Leste, a 20 de maio de 2002, as autoridades de Díli e Jacarta estabeleceram fortes relações diplomáticas e de cooperação em vários setores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR