791kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Tomada de Posse

Sociedade

Gebalis não revela concorrentes de Aguiar-Branco

Administrador da empresa municipal que assinou contrato foi adjunto do atual presidente da AR. Gebalis diz que proposta que fica a 100 euros do limite legal era a mais competitiva.
Noticiário

22h. PR não objetou novos secretários de Estado

Marcelo explica que lista saiu tarde porque alguns dos membros demoraram a responder a Montenegro. Ainda neste jornal, Pedro Nuno Santos voltou a não marcar presença na cerimónia da tomada de posse.
Noticiário

10h. PS acusa PM de discurso pré-eleitoral

Eurico Brilhante Dias refere que Luís Montenegro tem "pouca força política" para pôr em prática o programa eleitoral. Ainda, Biden diz que Israel não está a proteger os trabalhadores humanitários.
E o vencedor é...

Pedro Nuno não quis dizer "amén" ao novo Governo

As ausências de Pedro Nuno, BE e PCP da tomada de posse mostram desrespeito pela democracia. Montenegro foi contra o "muro PS" e lembrou que ser oposição é muito mais do que bloquear ações do Governo.
Governo

A tomada de posse de Montenegro em imagens

Numa cerimónia no Palácio da Ajuda que juntou o Governo cessante e o futuro (já atual) de Luís Montenegro, houve abraços e cumprimentos entre a direita e a esquerda e também se ouviu Camões e Sophia.
Legislativas 2024

Silêncios, ausências e surpresas de posse à chuva

Pedro Nuno não foi, Ventura não ia mas mudou de ideias, Costa falou de Justiça enquanto procuradora saía da Ajuda. Esquerda não quis ouvir PSD e ministros prometeram estar prontos para incerteza.
Reportagem Observador

Montenegro quer cumprir "turno" de 4 anos

O novo primeiro-ministro chamou o PS à responsabilidade e fez um aviso à navegação sobre as contas certas, deixando já as primeiras promessas para a legislatura. 
Atualidade

“Este Governo não está aqui de turno”

Citou o Papa Francisco e Camões. O governo de Luís Montenegro tomou posse esta terça-feira com um desafio para todos os partidos: “contamos com todos, todos, todos”.
Atualidade

“Há sempre soluções. Mas será muito difícil"

Na tomada de posse do XXIV governo de Portugal, o Presidente da República avisou que o mandato de Luís Montenegro será "complexo", mas não é uma "missão impossível".
Emissão Especial

Rui Rocha: "IL não tem acordo com PSD"

Rui Rocha promete uma IL atenta e exigente com novo Governo. O presidente do partido revela que não tem acordo com PSD e admite que Luís Montenegro vai ter uma legislatura complicada. 
Emissão Especial

Ventura: "Ficou claro que interlocutor é PS"

André Ventura garante que o Chega não é uma força de bloqueio e considera que novo primeiro-ministro fez um discurso positivo, esperando que Montenegro cumpra a palavra.
Emissão Especial

Discurso de Montenegro na tomada de posse como PM

Luís Montenegro pede à oposição que deixe a AD governar, rejeita o otimismo em relação ao excedente orçamental, e promete dialogar com todos os partidos sobre o combate à corrupção.
Emissão Especial

O discurso de Marcelo na tomada de posse do PM

Marcelo falou aos eleitores que deram a vitória "ao setor moderado e não ao setor radical" e prometeu solidariedade com o novo Governo, traçando ainda as prioridades da legislatura.
Explicador

PR deve limitar entendimentos com o Chega?

Matos Correia espera um apelo responsável do PR e explica que o novo Governo tem obrigação de negociar com todos. Vítor Ramalho destaca o período complexo e pede responsabilidade ao PSD e à oposição.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Já se pede a saída de um membro do governo?

O Chega não perdeu tempo e já pediu a substituição da ministra, Margarida Blasco. Para Ventura, a nova MAI, enquanto inspetora-geral, "provocou mal-estar entre os polícias com acusações de racismo".
Guatemala

Presidente da Guatemala toma finalmente posse

O atraso de 10 horas da tomada de posse de Bernardo Arévalo, depois de cinco meses de incerteza, levou centenas de apoiantes do novo Presidente guatemalteco a furarem o cordão policial.
Noticiário

3h. Lula da Silva afirma que a democracia venceu

No discurso na cerimónia, o novo Presidente do Brasil deixou deixou várias críticas ao mandato de Jair Bolsonaro. Ainda neste jornal, a mensagem de Ano Novo do Presidente da República.
Eleições em Angola

João Lourenço toma posse apesar da contestação

Presidente-eleito decretou tolerância de ponto para esta quarta-feira. Cerimónia de tomada de posse deverá contar com a presença dos restantes partidos da oposição, à exceção da UNITA.
Eleições em Angola

Angola. Tolerância de ponto para tomada de posse

Presidente diz que o povo angolano demonstrou coletivamente "vontade de comemorar" a cerimónia da próxima quinta-feira. Tolerância exclui pessoas que trabalhem em regime de turnos.
Tomada de Posse

Quénia. William Ruto empossado Presidente

Ruto tornar-se-á o quinto Presidente do Quénia desde a independência do Reino Unido e sucederá Uhuru Kenyatta. Na cerimónia estarão mais de 20 líderes africanos e representantes dos EUA, China e Cuba.
França

Macron toma posse para segundo mandato no sábado

Após a tomada de posse para o segundo mandato, o chefe de Estado francês vai fazer um discurso à nação. Macron foi reeleito no passado dia 24 de abril.
Novo Governo

O discurso de Costa nas entrelinhas

Passado é passado e já não se fala na esquerda, agora as promessas são de uma maioria diferente de Cavaco. Marcelo pediu-lhe que não deixe mandato a meio, Costa não garante mais do que "estabilidade".
Reportagem Observador

Costa sair a meio? PR quer que pense duas vezes

Num discurso feito caderno de encargos, Presidente da República pede "reforma breve" do Serviço Nacional de Saúde. "Não será politicamente fácil" substituir António Costa se sair do governo
Noticiário

19h. Governo toma posse, Marcelo avisa Costa

Presidente alerta o primeiro-ministro que deve levar a legislatura até ao fim. Costa responde que "estabilidade não é imobilismo" e garante que Portugal vai "virar a página da guerra".
Emissão Especial

PR: "Na maioria absoluta cabem todos os diálogos"

Marcelo começou o discurso referindo-se a "um novo ciclo" numa altura em que "o mundo já não é o mesmo" com a guerra. Avisou que "o atual momento exige passos mais vigorosos" do que os dados até aqui.
Emissão Especial

Santos Silva. "Discurso de candidato presidencial"

Raquel Abecasis elogia palavras do novo presidente da Assembleia da República, mas considera que "não foi imparcial". André Abrantes Amaral diz que "estratégia do PS é provocar o Chega".
Noticiário

00h. PR diz que Legislativas serviram de resposta

Mensagem deixada em vésperas da tomada de posse do novo governo liderado por António Costa. A tomada de posse do novo Governo de maioria absoluta do Partido Socialista está prevista para quarta-feira.
Noticiário

18h. Governo toma posse a 30 de março

Anúncio feito por Marcelo Rebelo de Sousa durante a visita oficial a Moçambique. Ainda neste jornal, a descida dos indicadores o boletim semanal da Covid-19 divulgado pela DGS.
Comentário

Infeção de Costa "não deve adiar tomada de posse"

PM testou positivo à Covid-19. O editor de Política do Observador, Rui Pedro Antunes, explica que tomada de posse não ocorre "até haver dados oficiais" das eleições, previstos para dia 9.
Noticiário

10h. Liga dos Bombeiros tem novo presidente

António Nunes sucede a Jaime Marta Soares na presidência da Liga dos Bombeiros. Ainda neste jornal, detalhes sobre a extinção da Fundação Berardo.
Espanha

Tomam posse os novos ministros do governo espanhol

Pedro Sánchez apresenta a remodelação mais extensa do seu gabinete desde que chegou a chefe do governo, com a saída de sete dos 23 membros do seu executivo, em que se destaca a saída do núcleo duro.
António Guterres

Marcelo discursa na tomada de posse de Guterres

O Presidente da República vai fazer uma intervenção na ONU, em Nova Iorque, na sexta-feira, dia em que Guterres tomará posse para um segundo mandato como secretário-geral da organização.
Tomada de Posse

Os avisos de Marcelo a Costa nas entrelinhas

Um discurso que pede prioridades claras, faz avisos, lembra que há outra metade do copo e que essa está vazia. O Presidente deu posse ao segundo Governo de Costa e até o compara a um milagre
Novo Governo

Um brinde à esquerda, outro para os ecologistas

Costa promete não governar para eleições. Aposta tudo num Governo estável e faz já duas vontades a parceiros: salário mínimo e descarbonização da produção elétrica. Quer manter relação leal com Belém.
Tomada de Posse

PCP não vai à tomada de posse

No comunicado divulgado pelo partido comunista pode ler-se que esta é a regra. Contudo, o PCP esteve presente na cerimónia de tomada de posse em 2015, como uma tomada de posição contra Cavaco Silva.
Parlamento

Parlamento dia 1: "Desculpe, como é que se entra?"

Corrupio nos corredores e muitos passos hesitantes num Parlamento onde abundam caloiros. Do comando inédito de Mariana Mortágua, às memórias de Rio, passando pelo beijinho de Roseta, a mãe.
Tomada de Posse

Novo Governo deverá tomar posse na quarta-feira

Tomada de posse do novo Governo está marcada para quarta-feira ao fim do dia. O anúncio foi feito pelo Presidente da República esta quinta-feira.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. Félix Tshisekedi empossado presidente

Esta tomada de posse representa a primeira transição de poder pacífica desde a independência da Bélgica, em 1960. O chefe de Governo deverá sair maioria parlamentar, apoiante de Kabila.
Atualidade

Quem venceu o "abraçómetro" na troca de ministros?

Ecoaram as palmadas nas costas e congelaram-se abraços demorados - sobretudo aos quatro ministros que cessaram funções. Veja quem saiu a ganhar no "abraçómetro", na remodelação do Governo.
Governo

Estafetas, abraços com som e explicações

Centeno não esteve na despedida de um dos ministros mais queixoso com contenção. Adalberto Campos Fernandes saiu porque área pedia "energia". Economia deixou de a ter, mas Costa diz que não foi favor.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora