Quer viajar, mas está sempre à espera de encontrar o bilhete mais económico e não sabe quando procurar? A empresa norte-americana Airlines Reporting Corporation (ARC) encontrou a resposta: é ao domingo. A conclusão chegou depois de a empresa ter analisado as vendas de quase 130 milhões de bilhetes nos Estados Unidos da América, num período de 19 meses.

Segundo o estudo levado a cabo pela ARC, que é responsável pelo processamento de bilhetes de avião para agências de viagens, o melhor dia da semana para comprar bilhetes económicos já não é terça-feira, como anteriormente se julgava. Agora, para comprar viagens baratas é melhor ter tempo para pesquisar ao domingo. Segundo melhor dia? Sábado. Os piores dias da semana são, na verdade, segundas e sextas-feiras, porque é quando há mais viagens de negócios.

Porque é que terça-feira já não é o melhor dia para encontrar as viagens mais económicas? As suspeitas recaem sobre duas mudanças culturais, segundo o Wall Street Journal. A primeira tem a ver com o facto de as redes sociais terem permitido que as ofertas sejam disseminadas e promovidas em qualquer dia e hora da semana. A segunda tem a ver com os smartphones e tablets com acesso à internet. Hoje, é possível comprar viagens onde quer que se esteja.

A análise da ARC também demonstrou que as viagens domésticas, em território norte-americano, devem ser compradas com 57 dias de antecedência, para obter poupanças que rondam, em média, 19%. As viagens internacionais devem ser adquiridas 171 dias antes. O estudo teve por base as viagens compradas e efetuadas nos Estados Unidos da América, mas, por cá, não perde nada em tentar. Viajante prevenido vale por dois?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR