Luís Marques Mendes diz que a auditoria forense ao BES, ordenada pelo Banco de Portugal, “está pronta” e que pode ser “uma pedrada no charco”. As conclusões vão ser anunciadas no fim da próxima semana e o ex-líder do PSD diz que espera que esta investigação venha “esclarecer melhor” o que se passou no banco antes da sua queda. Já na política, o comentador afirma que, após apresentar a sua moção ao XX Congresso do PS, António Costa vai governar ao centro e quererá uma coligação com o PSD nas próximas eleições.

A moção em si, segundo o comentador disse no seu espaço semanal na SIC, “só tem generalidades” e até “recuos” face ao programa de António José Seguro, mas mostra outra realidade. “Os que pensavam que António Costa ia governar à esquerda, que se desenganem, ele vai governar ao centro. A retórica e o palavreado dão a ilusão de esquerda, mas é só em termos de retórica”, argumentou Mendes. O social-democrata diz que isto é “inteligente” da parte do próximo líder do PS, já que “é ao centro que se ganham eleições e que se consegue uma maioria absoluta”.

“Se o clima de degradação política na coligação continuar, as eleições vão ser melhores para António Costa”, disse Marques Mendes.

Eleições que a esquerda quer antecipar, mas que Marques Mendes afirma que o Presidente tem razão em manter na altura estipulada pela lei, entre setembro e outubro do próximo ano. Uma vontade reiterada este sábado em entrevista o Expresso e que o ex-líder do PSD diz que até pode beneficiar o PS. “Se o clima de degradação política na coligação continuar, as eleições vão ser melhores para António Costa”, disse Mendes.

Quanto à expulsão dos magistrados e do agente da PSP de Timor, Mendes, que é advogado, disse que isto aconteceria “mais dia, menos dia” e que “ia dar asneira”, já que a justiça de um país está ligada à sua soberania e que ter estrangeiros a julgar casos “é perigoso”. Mesmo assim, Marques Mendes considera a atitude de Timor inqualificável e que o comportamento de Xanana Gusmão, uma pessoa que admirou na juventude, “é de um ditadorzinho”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR