O segundo comandante do Centro de Formação da GNR de Portalegre, tenente-coronel Ramos, explicou hoje à agência Lusa que o número de candidatos é sempre “elevado”, embora já tenham sido atingidos, em anos anteriores, “valores superiores”. “A GNR [para este curso] só poderia apurar 400 formandos”, disse, salientando que foi feita uma “rigorosa seleção” num universo de 11.452 candidatos.

De acordo com o tenente-coronel Ramos, a formação tem início a 06 de dezembro e termina no dia 03 de julho de 2015. “Após o dia 03 de julho, vai haver uma formação prática no terreno e os soldados regressam novamente ao Centro de Formação da GNR em Portalegre, em setembro, para a cerimónia de compromisso de honra”, disse.

O atual Centro de Formação da GNR, que já se chamou Centro de Instrução de Praças e posteriormente Agrupamento de Instrução de Portalegre, está dependente da Escola da Guarda, com sede em Queluz.

Os cursos de formação da GNR são ministrado na Escola da Guarda, não só através do centro instalado em Portalegre, como também do centro existente na Figueira da Foz.

Na unidade de Portalegre, a instrução é ministrada desde 1985 e até hoje foram formados cerca de 16.500 militares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR