Trata-se da primeira aquisição da Haitong fora da China — a operação custou 379 milhões de euros – e é também considerada uma das maiores operações do género efetuadas nos últimos anos por empresas financeiras chinesas.

Conforme o acordo celebrado na segunda-feira com o Novo Banco português, proprietário do BESI, a compra será feita através de uma subsidiária do grupo, a Haitong Internacional Holding Limited (HTIH), criada em 2007 em Hong Kong para “realizar investimentos e desenvolver ações no estrangeiro”.

No comunicado enviado à agência Lusa em Pequim, a Haitong descreve o BESI como “um banco de investimento com “forte rentabilidade e alta eficiência operacional”.

“A rede de distribuição e a base de clientes do BESI são boas”, o que permitirá à Haitong “ganhar capacidade nos mercados maduros da Europa e nos mercados emergentes de América do Sul e África”, destaca o comunicado.

Além das filiais em Londres, Madrid, Nova Iorque e Varsóvia, o BESI tem sete subsidiárias fora de Portugal, duas das quais no Brasil e outras tantas no Reino Unido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR