O atendimento de doentes nas urgências do hospital de Évora está hoje “normalizado”, depois de, entre sexta-feira e sábado, ter havido utentes a esperar mais de 18 horas para serem assistidos, disse à Lusa fonte hospitalar.

“Está tudo normalizado”, assegurou à agência Lusa o gabinete de comunicação e marketing do hospital.

Entre sexta-feira e sábado, utentes das urgências do hospital alentejano esperaram mais de 18 horas para serem atendidos, disseram à agência Lusa fontes da unidade de saúde, apontando como um dos motivos a falta de médicos.

De acordo com as mesmas fontes, as equipas médicas das urgências estiverem desfalcadas na sexta-feira, o que levou a um aumento do tempo de espera dos utentes, tendo alguns, que entraram no serviço na sexta-feira à tarde, sido atendidos no sábado de manhã.

O gabinete de comunicação e marketing do hospital confirmou no sábado à Lusa que, “com a falta de médicos, nesta altura”, houve “um aumento do tempo de espera” por parte dos utentes das urgências, “ultrapassando o recomendado”.

O porta-voz da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, Mário Simões, alegou que “a maior parte” dos utentes que se deslocou às urgências poderia ter optado por ser atendida em centros de saúde ou unidades de saúde familiares, que “estão a funcionar com horário mais alargado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR